O Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, completa no próximo dia 24 de maio, quinta-feira, 20 anos de serviços à Igreja na condição de bispo. Para celebrar a data, a Arquidiocese preparou uma programação que vai contar com sete vigílias, algo que ele define como “encontros fraternos”.

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho é o 7º arcebispo de Teresina. Ele sucedeu Dom Sérgio da Rocha, mas antes disso, foi bispo de Crateús-CE. Nomeado pelo Papa João Paulo II, em 18 de fevereiro de 1988. Já em 22 de fevereiro de 2012 foi nomeado arcebispo de Teresina pelo Papa Bento XVI. Seu LemaIn verbo tuo — «por tua palavra lançarei a rede» (Lucas 5:1-11) justifica o momento que, segundo ele, não tem a intenção de colocá-lo no centro.

“Preparando o dia vinte e quatro de maio, quando completo 20 anos de ordenação episcopal, não pensei em exterioridades, em homenagens ou coisas que pareçam colocar a pessoa do bispo no centro. Pensei em momentos de encontros fraternos e com categorias que compõem a diversidade deste rebanho que me foi confiado, por isso a ideia de realização das vigílias. Assim teremos momentos onde o bispo vai poder encontrar essas pessoas de modo mais próximo e estabelecer diálogo e rezar junto”, acrescenta.

Ainda de acordo com Dom Jacinto serão três momentos. “O primeiro é uma exposição daquilo que é missão do bispo em relação àquela determinada categoria de pessoas; depois está previsto um momento de diálogo do grupo comigo e em seguida uma oração com o Santíssimo exposto”, antecipa.

A programação abaixo terá diferentes cenários como igrejas, casas de oração e capelas, além da Catedral. Serão ao todo sete vigílias.

PROGRAMAÇÃO:

16/05 – Vigília de Oração com Seminaristas no Seminário Sagrado Coração de Jesus às 19h.

17/05 – Vigília de Oração com diáconos na Igreja de São Cristóvão (Forania Leste) às 19h.

18/05 –  Vigília de Oração com Cristãos leigos e leigas das mais diversas pastorais, grupos, movimentos e serviços. O momento será na Igreja Santuário São Francisco de Assis (Forania Sudeste), às 19h.

19/05 – Vigília de Oração com jovens, finalizando a Jornada Universitária. Será na Igreja Nossa Senhora de Fátima (Forania Leste) às 19 h.

21/05 – Vigília de Oração com religosos na Capela das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena no bairro Memorare. O encontro será às 19h.

22/05 – Vigília de Oração com casais na Catedral de Nossa Senhora das Dores às 19h.

23/05 –  Vigília de Oração com padres. O cenário também será a Catedral Nossa Senhora das Dores às 19h.

De acordo com Dom Jacinto, o momento é denominado de vigília “porque não é tempo de conversa ou oração. Iremos aquecer esse fogo da fraternidade e do diálogo para poder então vivenciar o dia 24 de maio como um grande momento de encontro do pastor com o rebanho que lhe foi confiado”, ratifica.

Após a conclusão das vigílias, será realizada, no dia 24 de maio, uma Santa Missa Solene para marcar a celebração de 20 anos de vida episcopal do Arcebispo de Teresina. O momento é aberto aos fiéis e terá como sede a Catedral Nossa Senhora das Dores, a partir das 19h.

Por Vera Alice Brandão