Está acontecendo, de 21 a 24 de maio, no Centro de Treinamento Pe. Tony Batista, em Teresina – PI, a 24ª Assembleia Regional dos Presbíteros com participantes das oito Dioceses do Regional Nordeste IV, bem como com a presença de Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo de Parnaíba, membro da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada e Bispo Referencial dos Presbíteros.

A Assembleia está sendo assessorada pelo Pe. Jésus Benedito dos Santos, da Diocese de Pouso Alegre – MG, doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestre em Filosofia pela PUC – Campinas. O encontro tem proporcionado aos padres dias de muita convivência, confraternização, mútuo conhecimento e troca de experiências. É uma oportunidade para entender melhor o que significa ser presbítero no mundo de hoje; depois, o que significa ser discípulo missionário e o ser pastor.

O tema refletido é: “Presbítero, discípulo do Senhor e pastor do rebanho”, e lema: “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois, o Espírito Santo os constituiu como guardiães” (At 20, 28).

Segundo Pe. Jésus, o presbítero “pastor é aquele vê mais longe; aquele que tem a missão de apascentar (conduzir, cuidar, alimentar e proteger) o rebanho. E, aquele que tem o manto do pastoreio deve, como Jesus, usá-lo para curar, exortar, conduzir, edificar, orientar, libertar e salvar as ovelhas, como fez Jesus” (Jo 10, 18; Mc 6, 34; Mt 9, 36; Lc 4, 16 -22).

O Pastor é um intermediário, isto é, alguém que se coloca a serviço da mediação entre Deus e as ovelhas (1 Pd 5, 1-4). É “aquele que se interpõe entre Deus e o povo, entre o povo e o mundo”. E mais: “para ser pastor faz-se necessário ter feito uma experiência de ser pastoreado por Deus, pois, somente quem fez essa experiência pode alcançar a graça de ter um coração de pastor”. Por isso, a figura do pastor precisa ser despertada na vida do padre.

Pe. Jésus ressalta que, “falar do ministro ordenado como pastor é falar de uma nova consciência de seu ser e de seu agir. Uma consciência marcada pela trilogia: sacerdote, profeta e pastor, pelo exercício do discipulado do Senhor na vivência do cuidado, atenção, proximidade e irmandade para com o povo de Deus”.