O calendário de eventos da Arquidiocese de Teresina terá um momento importante no próximo dia 27 de maio. Sob a responsabilidade da Pastoral Universitária será realizada a 3ª edição da Jornada Universitária Católica com o tema: “A identidade católica no meio universitário”. O momento visa fortalecer a fé cristã no âmbito universitário, na pesquisa e na extensão e terá como cenário a Faculdade Santo Agostinho.

A Pastoral Universitária Católica tem como missão motivar e acompanhar estudantes e profissionais para que estes sejam, profeticamente, profissionais competentes nas suas áreas de conhecimento além de promotores de um mundo mais justo e solidário, segundo os valores do Evangelho e os ideais do Reino de Deus. Essa motivação é confirmada pelo coordenador da pastoral universitária, professor Kleiton Fernandes Oliveira.

“A Pastoral Universitária têm como objetivo auxiliar a comunidade universitária a articular de maneira adequada sua vida acadêmica, pessoal e social com a fé. Para isso anima, dinamiza e desperta a vivência da fé e a convivência fraterna entre os membros da comunidade. E tudo isso se desenvolve num profundo diálogo a partir do patrimônio do magistério da Igreja. Aos católicos sua missão é indicar o caminho proposto pelo Evangelho por meio de reflexão, orações e liturgias, de modo que assimilem na vida o amor, a solidariedade, justiça, ética e assim possam contribuir para o desenvolvimento humano”, reforça.

A programação será realizada nos turnos manhã e tarde, com acolhida a partir das 8:00 e irá contemplar momentos de oração, palestras que terão a condução de sacerdotes da nossa Arquidiocese, além de testemunhos de leigos e oficinas com temas como ‘Teologia e fé: Ciência e experiência cristã’ e ‘Experiência bíblica e vida’. O encerramento está marcado para as 18:00h com missa que será presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito.

De acordo com o seminarista Isaías Pereira, que integra a coordenação da pastoral, o público do momento não se restringe a universitários e aqueles profissionais que vivenciam a rotina do meio acadêmico como o corpo docente. “Existe uma abertura para que toda a comunidade possa participar do evento  que tem um foco voltado para a dimensão espiritual e formativa. Aquele que não é universitário e deseja vivenciar essa experiência, também pode participar. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Centro Pastoral Paulo VI, na sala da Comissão de Pastoral, além de paróquias da Arquidiocese. O interessado pode fazer a inscrição no dia da jornada e tudo de forma gratuita, sem nenhum custo para o participante”, finaliza.

Segue abaixo a programação completa.

 

III JORNADA UNIVERSITÁRIA CATÓLICA

“A identidade Católica no meio universitário”

 

PROGRAMAÇÃO

 

27/05/2017 (sábado)

MANHÃ

08:00  – 08:30 – Acolhida e Credenciamento

08:30 – 08:50 –  Animação e alongamento

08:50 – 09:00 – Oração inicial: GOU – SÃO MIGUEL ARCANJO (UESPI)

09:00 – 09:10 – Palavra de abertura : Dom Jacinto

09:10 – 10:00 – Palestra: “A identidade Católica no meio universitário: o que define ser universitário católico?” Pe. FABRÍCIO

10:00 – 10:20 – Lanche

10:20 – 10:30 – Animação: RENOVAÇÃO – RCC

10:30 – 11:10 – Debate sobre a palestra :  “A identidade Católica no meio universitário: o que define ser universitário católico?” Pe. FABRÍCIO

11:10 – 11:20 – Testemunho: RAURISON

11:20 – 12:00 – Panorama da Pastoral Universitaria em Teresina: A que se Propõe?

ALMOÇO:

TARDE

14:00 – 14:20 – Acolhida e alongamento: SHALOM

14:20 – 14:30 – Testemunho – ADEILSON

14:30 – 16:20 – Oficinas:

  1. Experiência bíblica e vida – Profº Maycon
  2. De acadêmico à profissional em face da Doutrina Social da Igreja Jacinto
  3. Moral Cristã: impasses ou caminhos? (uso de camisinha, aborto, castidade,etc) Anderson
  4. Teologia e fé: Ciência e experiência cristã (ciência e religião): Profº Roberto Freitas

 

16:20 – 16:40 – Lanche/ Animação: SHALOM

16:40 – 17:30 –  Socialização das oficinas – fechamento com Pe. FABRÍCIO

17:30 – 17:40 – Testemunho – Profª ADRIANA FERRO

17:40 – 18:00 – Avaliação

18:00 – Santa Missa presidida por Dom Jacinto

 

Vera Alice Brandão (Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina)