A Igreja acolhe os meios de comunicação social como dons de Deus, por isso considera importante marcar presença ativa nos processos e meios de comunicação social. Essa afirmativa está contida no Capítulo VI do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil. O documento elaborado pela CNBB servirá de base para o III Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação em Teresina que abordará a temática: A Igreja e a mídia. Agentes que atuam na comunicação em diferentes grupos, pastorais e movimentos da Igreja são convidados a participar do momento que será realizado no dia 29 de setembro, no Centro Pastoral Paulo VI, a partir das 14h com horário de encerramento previsto para às 19h.

De acordo com Cristiane Pinheiro, que coordena a Pastoral da Comunicação Arquidiocesana, a temática  do encontro pretende estimular a leitura e discussão dos dois capítulos do Diretório de Comunicação que trabalham a relação entre a Igreja e a mídia, seja ela católica ou secular, assim como incentivar a postura crítica do comunicador cristão frente aos veículos de comunicação da grande mídia e até mesmo nas redes sociais.

“Hoje a nossa área de atuação vai além das práticas profissionais. Estamos vivenciando um ano de impulso à missão dos leigos e leigas, portanto esse momento visa nortear, orientar e capacitar para fazer valer posturas e comportamentos com base nos princípios cristãos. Além disso, vamos oferecer formações práticas com a colaboração de profissionais que tem reconhecida atuação no cenário da comunicação local. A nossa intenção é colaborar com a correta difusão dos valores que norteiam a nossa caminhada não só na Igreja, mas também na família, no trabalho, e nos diferentes espaços em que estamos inseridos”, reforça.

Padre Isaías Pereira, referencial da PASCOM na Arquidiocese, terá a missão de conduzir o momento de espiritualidade que abrirá a programação. Em seguida a Missionária da Comunidade Católica Shalom, Cláudia Lima que é pós graduada em mídias digitais e atua profissionalmente na área da comunicação vai abordar o tema central do encontro: a relação entre a Igreja e os diferentes tipos de mídia.

Após a palestra, seguem as oficinas. No ato da inscrição, os participantes poderão optar entre a oficina de produção de texto ou fotografia digital, que acontecerão simultaneamente em diferentes espaços. O jornalista Herlon Moraes, finalista do prêmio de reportagem da Caminhada da Fraternidade 2018 na categoria site, conduzirá a oficina: prática de produção de texto para os veículos de comunicação da Igreja e a fotógrafa Rossana Sulzer vai orientar os participantes sobre a fotografia digital no contexto religioso. Ela é uma das fotógrafas oficiais da Caminhada da Fraternidade e vai apresentar recursos e aplicativos que podem ser usados nos smartphones para garantir uma boa cobertura fotográfica, principalmente em eventos da Igreja.

Para efetivar a participação no III Encontro Arquidiocesano da Pascom, os interessados devem preencher uma ficha de inscrição de forma presencial na sala do Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina, no Centro Pastoral Paulo VI, localizado na Avenida Frei Serafim, 3200, em horário comercial e efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 20,00. A organização reforça que o Encontro é aberto e se estende aos demais fiéis e agentes de diferentes setores, grupos e organismos da Igreja. Além disso, orienta ainda que os interessados em participar do momento, adquiriram com antecedência o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, pois trata-se de uma ferramenta importante para ampliar o debate. O documento está à venda no mesmo local pelo valor de R$ 20,00, mas também pode ser encontrado nas livrarias católicas da cidade.

“É imprescindível a participação dos católicos no debate público quanto à promoção da cultura no âmbito da mídia e à abordagem dos temas religiosos. Por isso, a responsabilidade profissional dos fiéis leigos nos meios de comunicação massivos e digitais, por iniciativa pessoal, de grupos ou de comunidades, deve ser reconhecida em todo o seu valor e respaldada com recursos materiais, intelectuais e pastorais adequados.(Diretório de Comunicação , parágrafo 149).

Para mais informações a PASCOM disponibiliza os telefones (86) 2106-2182 ou (86) 99438-2896.

Por Vera Alice Brandão