Notícias da Diocese

Arquidiocese de Teresina divulga programação da 11ª Festa da mãe de Deus

Dia 12 de outubro acontece a 11ª Festa da Mãe de Deus. Símbolo da expressão pública da nossa fé,  a data dedicada à Nossa Senhora da Conceição Aparecida marcará também o encerramento do Ano Mariano na Arquidiocese. Mas, antes do dia 12 uma vasta programação acontece para celebrar a padroeira do Brasil.

No cenário das comemorações do Ano Jubilar, a organização da festa promove a Caravana Mãe de Deus que se dá através da peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelas paróquias, áreas pastorais, diaconias e capelanias de Teresina no período de 01 a 11 de outubro.

“Com ela e para Ele. Ao lado da nossa mãe e com olhar voltado para o Pai. Esse é o aspecto primeiro da devoção a Maria. Afinal esse é o primeiro grande título partilhado por todas as comunidades cristãs. O fato dela ser a mãe de Deus. Por isso a data do dia 12 é tão importante e merece uma programação especial. Bom lembrar ainda que o fato de olhá-la como mãe já significa que nossa atenção está para o Pai”, justifica o coordenador da festa, padre Fábio Fernandes que há 3 anos coordena o evento.

Durante a caravana, as comunidades farão o acolhimento da imagem e terão a oportunidade de estar próximas da imagem peregrina e de demonstrar toda a devoção a Nossa Senhora Aparecida. A primeira a receber a Caravana, no dia 01 de outubro, será a Diaconia Nossa Senhora Aparecida (localizada na região da Santa Maria da Codipe III). Neste mesmo dia acontece o lançamento da 11ª Festa da Mãe de Deus.

“Essa é verdadeira expressão da atividade missionária espontânea do povo de Deus que soube acolher esses privilégios de Nossa Senhora, celebrando-os, ao longo da história da Igreja, de modos variados e singelos . No Brasil, isso se torna particularmente evidente no belíssimo testemunho dos romeiros de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, título concedido à pequena imagem milagrosa da Virgem Maria, cujo tricentenário de sua descoberta por três simples pescadores, em 1717, comemora-se neste ano. Com essa santa devoção, os brasileiros exprimem a sua total confiança na intercessão da Virgem Santíssima, de quem o povo desta terra é especial devedor. Por isso eu mais uma vez renovo o convite para que todo o povo de Deus vivencie esse momento”, diz o coordenador.

A caravana prossegue até o dia 11 de outubro e abaixo você confere toda a programação e quais comunidades irão acolher a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. No dia 12 a missa será às 7h em um palco montado ao lado da Igreja São Benedito. Após a celebração todos os presentes seguem em caminhada pela Avenida Frei Serafim até o Centro Pastoral Paulo VI onde a imagem será coroada.

“A nossa Igreja sempre entendeu que Nossa Senhora da Conceição Aparecida é um farol luminoso sobre a altíssima vocação do povo brasileiro: a vocação à santidade. Portanto mais uma vez eu reforço o convite a todo o povo de Deus para viver essa alegria que certamente fortalece a nossa fé”, finaliza o padre Fábio Fernandes.

Programação – Caravana Mãe de Deus

01/10 – Diaconia Nossa Senhora Aparecida – Forania Norte II

02/10 – Paróquia Santa Joana D´Arc – Forania Norte II

03/10 – Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Forania Norte I

04/10 – Paróquia Nossa Senhora  de Guadalupe e San Juan Diego – Forania Leste

05/10 – Diaconia Santa Teresa D´avilla – Forania Leste

06/10 – Paróquia Cristo Libertador – Forania Sudeste

07/10 – Paróquia São Francisco de Assis – Forania Sudeste

08/10 – Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – Forania Sul II

09/10 – Diacnonia Santa Edwigens – Forania Sul II

11/10 – Paróquia São Benedito – Forania Centro

12/10 – Celebração e Festa da Mãe de Deus

Por Vera Alice Brandão (Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina)

Instagram

REDES SOCIAIS

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Parceiros