Avaliar as atividades do Regional Nordeste 4 de 2013 e traçar metas para este ano de 2014 são um dos trabalhos do Conselho Episcopal de Pastoral (Conser) que foi realizado nos dias  06 e 07 de março, em Teresina.

Além disso, os Bispos do Regional Nordeste 4 do Piauí acolheram Dom Marcos Antônio Tavoni. Ele que é recém nomeado bispo da Diocese de Bom Jesus do Gurguéia e recém ordenado na Catedral de Brasilia. Dom Marcos tomará posse dia 28 deste mês, e com esse primeiro contato com Piauí o deixa muito ansioso e esperançoso.

– A primeira impressão é sempre a que fica né? Foi muito boa, todos os bispos bastante acolhedores e eu estou me sentido muito integrado. E devagar daremos os primeiros passos conhecendo aos pouco a realidade. No momento estou feliz com a recepção calorosa porque são muito gentis e a expectativa pela minha posse é muito grande.

Dom Marcos está na expectativa para sua Posse Canônica, onde seu lema Episcopal será, “Apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,17), que trata-se de uma passagem do Evangelho de São João que destaca a tríplice profissão de fé de Pedro em Jesus e também a tríplice confirmação de Jesus sobre a missão de Pedro. Dom Marcos Tavoni quer seguir também o mandato de Jesus: “Apascenta minhas ovelhas”, certo de que Jesus é o único e verdadeiro Pastor que a todos conduz.

– A expectativa é grande, tenho até trabalhado a minha ansiedade e também eles da diocese que ainda não me conhecem. Mas as manifestações que tenho recebido até agora são de carinho, acolhida e de muita abertura por parte dos padres e dos leigos. Durante a minha ordenação eu tive a grata surpresa de recebe-los em Brasília. Então existe uma ansiedade boa das duas partes para renovação, mudança, transformação e de continuidade, na fé que Jesus Cristo já está nos procedendo.

A Posse Canônica de Dom Marcos está prevista para o dia 28 de março, às 19:30 h, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Bom Jesus (PI).