Na manhã da Quarta-Feira de Cinzas (06/03/2019), aconteceu, em Picos, o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2019, com o tema “Fraternidade e políticas públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). O evento começou, às 08 horas, na à igreja de São José, no bairro Paroquial, com uma caminhada até a igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios onde aconteceu a Missa com imposição das Cinzas, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelo pároco, Pe. Francisco Pereira Borges, às 09 horas.

A Campanha da Fraternidade deste ano tem como objetivo geral “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

Com a celebração da Quarta-Feira de Cinzas, inicia-se um novo tempo litúrgico chamado QUARESMA que compreende quarenta dias de preparação para a PÁSCOA. A Quaresma vai da 4ª Feira de Cinzas até a Quinta-Feira Santa, na Missa da Ceia do Senhor. É um tempo oportuno para a penitência e a conversão, através das práticas corretas de piedade, como o jejum, a esmola e a oração.

Parada diante do Hospital Dr. Oscar, para refletir sobre as políticas públicas de saúde.

Parada diante do Museu Ozildo Albano, para refletir sobre as políticas públicas de educação e cultura.

Parada diante da Agência da Previdência Social de Picos, para refletir sobre as políticas públicas da seguridade social.