Notícias do Regional

Cardeal Dom Sérgio da Rocha vem ao Piauí receber a medalha Bom Samaritano

A Igreja piauiense se alegra com a proximidade de um importante momento: pela primeira vez, após se tornar um Cardeal Católico Brasileiro, Dom Sérgio da Rocha, virá ao Piauí. A visita a capital Teresina está marcada para o dia 04 de julho onde ele permanece até o dia 06. Dom Sérgio da Rocha é o arcebispo metropolitano de Brasília e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Conhecido e amado pela povo da Arquidiocese de Teresina (PI), após suceder a Dom Celso José Pinto da Silva, como arcebispo metropolitano de Teresina, no dia 3 de setembro de 2008.

No dia 04 de julho, o Cardeal desembarca em Teresina e será recepcionado pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito, na companhia do Vigário geral da Arquidiocese de Teresina e de membros do Conselho Presbiteral.

“No dia seguinte (05) o Cardeal tem agenda livre pela manhã. Ao meio dia ele se reúne com o Clero da Arquidiocese (padres e diáconos) e esse encontro será seguido de um almoço, no Salão Paroquial de Fátima”, explica o Vigário, padre Tony Batista.

Uma equipe, composta pelos padres Leonildo Campelo e Luiz Eduardo, além do Arcebispo e do Vigário da Arquidiocese de Teresina, organiza esse momento que visa acolher com o amor de Deus aquele que muito contribuiu para o fortalecimento da fé dos fiéis da nossa Igreja quando aqui foi pastor fiel do seu rebanho. Para marcar esse reconhecimento ao Cardeal Dom Sérgio da Rocha, uma missa solene, ainda no dia 05 de julho, será o cenário da entrega da medalha do Mérito Bom Samaritano, a partir das 19h, na Catedral Nossa Senhora das Dores.

“Na missa festiva, participarão também todos os Bispos das Dioceses do Piauí”, reforça padre Tony Batista. “Depois da missa o Cardeal participará de um jantar com os Bispos”, explica.

De acordo com o Padre Luis Eduardo, que também participa da organização do momento “essa visita é uma oportunidade para reconhecer o espírito missionário desse homem de Deus. É justa toda a homenagem! Durante o período em que esteve conosco cultivou os fieis criando laços afetivos, sinceros e duradouros. O nosso Clero o considera pela convivência fraterna e pastoral que foi estabelecida. Ratifico que é muito importante receber um Cardeal da Santa Igreja Romana, pois este constitui um Colégio Especial que assiste ao Papa colegialmente e pessoalmente em diversas funções, principalmente na missão de ajudar o Pontífice na Igreja Católica em todo mundo”, explica.

OUTRAS INFORMAÇÕES: Foi no dia 9 de outubro de 2016, que o Papa Francisco anunciou um novo consistório para a criação de novos cardeais, e entre eles, o nome de Dom Sérgio da Rocha, como Cardeal da Santa Igreja foi confirmado.

Por Vera Alice Brandão (Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina)

Sobre o autor

Assessoria de Comunicação

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

REDES SOCIAIS

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Parceiros