Organizado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB começou nesta quinta-feira (24), em Aparecida (SP), o 4º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação (Pascom) e 2º Seminário Nacional de Jovens Comunicadores. Cerca de mil pessoas interessadas em articular, animar e motivar a Pascom da Igreja no Brasil, tendo presente a cultura gerada pelas novas tecnologias participam do evento.

Conhecido por sua forte presença nas redes sociais e dedicação à ciberteologia, o padre Antonio Spadaro foi responsável pela conferência de abertura, que debateu o tema proposto pelo encontro: Comunicação, desafios e possibilidades para evangelizar na cultura digital. Spadaro pertence à Companhia dos Jesuítas, é doutor em teologia e mestre em Comunicação Social, além de diretor da revista “Civilitá Católica” e autor dos livros “Ciberteologia” e “Web 2.0”.

Para o jornalista Pedro Júnior, coordenador da Pascom, o encontro representa uma oportunidade de formação e ponto de reflexão, dentro dos desafios na ação pastoral da Pascom Brasil, no intuito de fortalecer, enquanto Igreja, a ação da Pascom nos regionais, na diocese e em cada paróquia. “A nossa missão é anunciar Jesus, utilizando as ferramentas midiáticas necessárias para diminuir as distâncias e promover a cultura do encontro, encarando os desafios e possibilidades que o mundo contemporâneo nos oferece”, disse Pedro Júnior.

Com personalidades do mundo da comunicação global, o evento seguirá até o domingo, 27 de julho, com uma vasta programação, debatendo temas como comunicação e mudanças socioculturais produzidas pelas tecnologias digitais; discípulos Missionários na cultura digital; evangelização e espiritualidade na Web, entre outros.

O evento também conta com a participação de bispos, presbíteros, religiosos, leigos comprometidos com a comunicação e jornalistas, bem como palestrantes internacionais como o Prof. Dr. Pe. Antônio Spadaro, autor dos livros Web 2.0 e Ciberteologia, Dra. Letícia Soberón, membro do comitê da RIIAL – Rede Informática da Igreja na América Latina, e demais especialistas na área da comunicação e da pastoral. Representam o Regional Ne 04, dom Plínio, bispo da diocese de Picos – PI, o Pe. Duarte, coordenador regional da Pascom, Pe. Danilo, vigário da diocese de Picos, os jornalistas Erivan Lima e Pedro Júnior Freitas, coordenador da Pascom – Diocese de Oeiras, dentre outros.

Nesta sexta-feira (25) as atividades iniciam às 07h30 com a Celebração Eucarística presidida por Dom Eduardo Pinheiro da Silva, presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB e ainda na parte da manhã acontece o primeiro painel do encontro, onde o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, em videoconferência falará sobre evangelização e espiritualidade na Cultura Digital. Em seguida o tema comunicação e mudanças socioculturais provocadas pelas tecnologias digitais será apresentado pelo professor doutor em Comunicação, Elson Faxina. Também participa deste painel Daniel Cabana, diretor do Centro Guadalupe, RIIAL – Rede de Informática da Igreja na América Latina.

Os trabalhos da manhã prosseguem com uma plenária com Elson Faxina, padre Antonio Spadaro e Letícia Soberon, professora, doutora em Comunicação pela Universidade Gregoriana de Roma, membro do Comitê RIIAL.

A tarde os participantes do encontro se dividem nos 5 seminários oferecidos, Teoria e Prática na Pascom, na Web, na convergência midiática, na arte e na assessoria de imprensa.

A noite haverá, no auditório da TV Aparecida, show em comemoração ao lançamento do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, coma presença do padre Zezinho, Grupo Ir ao Povo e Grupo Chamas. Na oportunidade serão homenageados os fundadores das TVs Católicas.

Fonte: Jorge Teles – com: CNBB
(Foto: Ilma Albuquerque Baltazar)