Aconteceu de 26 a 28 de fevereiro, a Reunião Anual da Pastoral Vocacional Nacional, com os coordenadores regionais da Pastoral Vocacional e representante da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), e do Instituto de Pastoral Vocacional (IPV), em São Paulo, na Casa de Formação Sagrada Família. É sempre uma oportunidade para partilhar as experiências e projetos desenvolvidos em cada regional, e acima de tudo favorecer a comunhão e unidade.

Na ocasião, Dom José Roberto Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVC) e também referencial da Pastoral Vocacional, anunciou oficialmente o IV Congresso Vocacional Nacional, que acontecerá de 5 a 8 de setembro de 2019, no Santuário de Nossa Senhora Aparecida (SP), e terá como tema: “Vocação e discernimento”, e lema: “Mostra-me Senhor os teus caminhos” (Sl 25, 4).

Nestes dias foi estudado o Texto-Base em preparação ao Congresso Vocacional, que será lançado oficialmente em agosto deste ano, e o coordenador Nacional da Pastoral Vocacional, padre Elias Silva, conduziu os trabalhos de apresentação, estruturação e equipes do IV Congresso Vocacional Nacional.

Padre Ângelo Mezzari e padre Geraldo Tadeu, ambos sacerdotes rogacionistas que compõem a equipe de redação do Texto-Base, o apresentaram e conduziram partilhas em grupo para a redação final do mesmo, com sugestões de todos os participantes.

Enfim, foi sem dúvida um grande momento para a caminhada vocacional no Brasil. A Pastoral Vocacional já conclama a todos para que já se unam em oração pelo IV Congresso Vocacional do Brasil, e que em cada comunidade seja um tempo profícuo de promover a Cultura Vocacional e o incentivo à oração pelas vocações.

Rezem pelas vocações em nosso país.