Durante os dias 04 a 07 de Junho acontece o primeiro Fórum da Mineração e os Impactos Socioambientais no Piauí. O evento é organizado pela CPT – Comissão Pastoral da Terra em parceria com o Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração, Fastenopfer, Universidade Federal do Piauí, MAM- Movimento pela Soberania Popular na Mineração e Cáritas-SRN.

Realizado no auditório do CCHL-UFPI, o Fórum recebe a exposição itinerante do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração com o tema: “Do rio que era doce às águas do São Francisco: Os danos Irreversíveis da Mineração”, e traz uma reflexão através de imagens dos impactos ocorridos nos municípios que sofreram com o rompimento das barragens de rejeitos da mineração em Minas Gerais, Mariana e Brumadinho.

Cartaz-Forum-Mineração-CPT-PI-724x1024

O Fórum da Mineração e os Impactos Socioambientais no Piauí está comprometido com o bem-viver quer ampliar as discussões entre especialistas da academia e a experiência das comunidades impactadas pela mineração, alinhando entendimentos em busca de alternativas frente a esse modelo de mineração e em defesa dos territórios no estado.

Com uma vasta programação que inclui exposição e apresentações culturais, durante o Fórum acontece também o lançamento da Cartografia Social do Babaçu realizada pela UFPI e divulgação do Caderno de Conflitos no Campo 2018, publicação anual da Comissão Pastoral da Terra.

Para o membro da coordenação executiva da CPT, Gregório Borges, a iniciativa busca desmistificar argumentos de que a mineração só traz benefícios e progresso para uma região.  “Ao contrário do que as mineradoras e até os governos pregam, a mineração traz muitos prejuízos, sobretudo para a população que vive nas comunidades próximas às mineradoras. Teremos debates com pessoas que vão trazer a realidade em diferentes estados e queremos aproveitar a presença de professores e estudantes universitários para que busquem se aprofundar na temática, nos auxiliando com pesquisas e publicações que retratem essa realidade”, pontuou.

Confira a programação :

  • I Fórum de Mineração e os Impactos Socioambientais

Exposição: “Do rio que era doce às águas do São Francisco: Os danos Irreversíveis da Mineração”;

Data: 04 a 07/06/2019

Local: Auditório do CCHL-UFPI-Teresina-PI

  •  Lançamento do Livro “Conflitos no Campo 2018” e “Cartografia Social do Babaçu”.

Data: 06/06/2019

Hora: 16:00h

Local: Local: Auditório do CCHL-UFPI-Teresina-PI;

Mais informações com  Teresinha Menezes (86) 98838 3902   ou  (86) 3222 4555 , e     Coordenação da CPT Piauí  –  Gregório Borges – (86) 98838 3897.