A capital Teresina sediou nos dias 06, 07 e 08 de julho o XVII Congresso da Região Nordeste do Encontro de Casais com Cristo-ECC. Com o tema “Deus vos chamou a viver em paz”, o evento contou com representantes do ECC de todos os estados do Nordeste e teve o objetivo de dialogar sobre o projeto de evangelização para as famílias.

A programação do congresso ofereceu 7 palestras, 36 oficinas (ciclos de estudo) e 12 painéis com experiências de práticas já realizadas nas dioceses de diferentes estados do Nordeste. A abertura contou ainda com participação do Arcebispo de Teresina Dom Jacinto Brito que abordou a temática central do evento.

O Congresso Regional do ECC foi realizado no auditório da Uninovafapi
O Congresso Regional do ECC foi realizado no auditório da Uninovafapi

Para o casal coordenador do congresso Régia e Airton Martins, a família precisa testemunhar cada vez mais a sua missão na Igreja e na sociedade e o evento contemplou essa realidade.

“Nós devemos começar a evangelizar em nossa própria casa, na nossa igreja doméstica, como orienta o papa. A partir daí é que saímos para o mundo, evangelizando outras famílias. É importante para nós, enquanto casais, nos colocar diante desse desafio que é evangelizar nesse mundo em que vivemos, onde os contra valores são colocados a todo momento contra a família”, ressaltou Airton.

“Esse evento tem um caráter formativo e vem levar às famílias o conhecimento do que é ser igreja no mundo atual. Nós como famílias cristãs e batizadas devemos assumir esse papel, testemunhando o que é ser família no mundo de Deus”, completou Régia.

O casal responsável pelo ECC do Regional Nordeste IV, Osmar e Marlene Carvalho, testemunham isso na vida em família e em comunidade. Eles afirmam a alegria de acolherem o congresso em Teresina e já enxergam os frutos colhidos a partir do evento.

osmar e marlene

“O que esperamos é exatamente o que estamos vendo. O congresso trouxe uma motivação maior para os casais que fazem ECC da região Nordeste. Fazemos uma avaliação muito positiva, pois vimos o empenho de todas as equipes e Teresina de fato abriu os braços para acolher o congresso”, avaliou Osmar.

Dom Benedito Gonçalves, bispo da diocese de Presidente Prudente-SP e assistente eclesiástico nacional do ECC também participou do momento e enfatizou que o serviço ofertado por casais desperta a sede das famílias em construir um lar na rocha firme de Cristo.bispo presidente prudente

“O ECC é um serviço-escola da Igreja que tem por objetivo despertar, formar e enviar casais para que deem testemunho de Cristo no mundo, sendo sal da terra e luz no mundo. Muitos casais foram despertados a partir do ECC para a grande vocação cristã e matrimonial e se tornaram verdadeiros discípulos missionários e propagadores do reino da vida, de graça e de paz”, enalteceu.

O coordenador do ECC no Regional ressaltou ainda que é preciso perseverança e fé para dar continuidade à missão abraçada por todos os casais. “Precisamos cada vez mais estar imbuídos de muita coragem e muita fé para que possamos resgatar aqueles casais que estão à margem da sociedade e dispersos da Igreja e trazê-los para vivenciar essa obra magnífica que é o Encontro de Casais com Cristo”, finalizou Osmar.

Por Liana Nunes