Agentes da Pastoral da Comunicação de cinco dioceses do Regional NE 4 da CNBB participaram de encontro no último sábado (30) na diocese de Parnaíba, ao norte do Piauí.

Representantes da Pascom das dioceses de Picos , Campo Maior , Oeiras, Parnaíba e da Arquidiocese de Teresina tiveram a oportunidade de estudar e refletir sobre o capítulo V do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil que aborda o protagonismo dos leigos na comunicação evangelizadora da Igreja.

phb 22

A formação foi conduzida pelo bispo de Oeiras e referencial da Pascom no Regional, Dom Edilson Nobre. Ele destacou que não existe comunicação quando não há encontro. “Eu penso que a grande importância do que realizamos aqui foi o fortalecimento da nossa articulação. Nós percebemos que há um empenho muito grande daqueles que vieram para que o trabalho da Pascom possa acontecer da melhor forma possível. Tivemos a oportunidade de estudar o quinto capitulo do Diretório de Comunicação que trata da importância do leigo nesse trabalho da comunicação na Igreja”, completou.

Dom Juarez Souza, bispo da diocese de Parnaíba, cidade que acolheu o encontro, também participou da formação e elogiou a dinâmica da discussão. “A articulação foi realizada de uma forma democrática e participativa. Entendo que é importante levar esse projeto cada vez mais adiante, usando as novas mídias que são fundamentais para difundir ainda mais a propagação do Evangelho de Cristo como fruto da justiça”, declarou.

O padre referencial da Pascom na diocese de Parnaíba relatou que enfrenta dificuldades para articular a Pascom em algumas paróquias e que o encontro  foi importante para fortalecer o trabalho e a unidade que a pastoral da comunicação desempenha em nível regional e na vida diocesana.  “Queremos anunciar o reino de Deus a todas as pessoas de uma maneira mais qualificada, de forma sistemática e mais direta para chegar ao coração das pessoas”, apontou o padre Evandro Silva.

O coordenador regional da Pascom, padre Raimundo Duarte, aproveitou o momento para incentivar a participação de todos. “Gostaria de fazer um convite especial para agentes da Pascom e profissionais liberais participarem desse grande encontro que teremos no proximo ano”, reforçou.

A coordenação pretende alugar um ônibus com 46 lugares e levar agentes da Pascom de todas as dioceses do Regional. Os valores estão sendo cotados e em breve será feita uma divulgação mais detalhada, incluindo taxas de inscrição, transporte e hospedagem.

Sobre o Muticom

O Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) é uma realização da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e segue iniciativas de conferências de comunicação existentes em diversas partes do mundo. No Brasil, o Muticom acontece desde 1998, e a cada 2 anos uma edição é realizada. As principais finalidades do evento são a reflexão, o diálogo, o aprofundamento, a troca de conhecimentos e a análise crítica, a partir de estudos e práticas de comunicação no âmbito da Igreja e da sociedade.

A 10º edição do Muticom aconteceu em agosto de 2017, na cidade de Joinville, Santa Catarina. Com o tema “Educar para a comunicação”, reuniu mais de 800 pessoas, entre elas representantes de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal, conferencistas, palestrantes, mediadores de oficinas e as equipes de trabalho envolvidas.