Notícias do Regional

Diocese de Floriano (PI) acolhe seu 3º bispo diocesano

Em festa pela chegada do novo bispo diocesano, a Diocese de Floriano acolheu neste sábado, 24/06, seu 3º bispo diocesano, Dom Edivalter Andrade. O bispo foi recepcionado por centenas de pessoas, autoridades municipais e estaduais.

A acolhida de Dom Edivalter Andrade aconteceu às 16hs, seguida de uma carreata pelas ruas da cidade até a catedral de São Pedro de Alcântara. O novo bispo foi recebido pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, pelo governador do Estado do Piauí, Wellington Dias e pelo prefeito municipal, Joel, o qual lhe entregou a chave da cidade.

Na catedral, o Arcebispo de Teresina e Presidente do Regional Nordeste 4 da CNBB, Dom Jacinto Brito, acolheu em nome da Província Eclesiástica do Piauí, Dom Edivalter e o conduziu até a capela do Santíssimo Sacramento.

Às 17hs, iniciou-se a missa solene de posse. Inicialmente, presidida por Dom Jacinto Brito que, logo após, passou o báculo, símbolo do serviço pastoral, ao bispo da Diocese de Floriano. Após o ato, Dom Edivalter Andrade, já empossado na sua missão de pastor da Diocese se dirigiu à cátedra. Também concelebraram Dom Juarez Sousa, Parnaíba (PI); Dom Alfredo Schaffler, Bispo emérito de Parnaíba (PI); Dom Plínio  José, Picos (PI); Dom Edilson Soares, Oeiras (PI); Dom Eduardo Zielski, São Raimundo Nonato (PI); Padre Raimundo Duarte, Administrador Diocesano de Campo Maior (PI); Dom Augusto Alves da Rocha, Bispo emérito de Floriano (PI); Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Diocese de São Mateus (ES) e Dom Zanoni Demettino Castro, Arquidiocese de Feira de Santana (BA).

Em suas primeiras palavras, Dom Edivalter falou da tarefa do bispo, assistente da Igreja Particular, auxiliado pelos religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas. Pediu auxílio e muita oração aos seus diocesanos para o exercício do seu ministério episcopal.

O Padre Ivan Mendes, que foi administrador diocesano de Floriano, deu as boas-vindas ao novo bispo, fazendo um contexto histórico da Diocese de Floriano que foi desmembrada da Diocese de Oeiras, no dia 27 de fevereiro de 2008, tendo como primeiro bispo Dom Augusto e depois Dom Valdemir. Agradeceu a Deus pelo ministério episcopal de Dom Edivalter e a Diocese de São Mateus (ES) por confiar à Igreja de Floriano um bispo de seu presbitério. Referindo-se ao Lema episcopal de Dom Edivalter, “Na ternura de Cristo”, disse: “Faz-nos compreender claramente que o senhor se dispõe a estar, “Na ternura de Cristo”, ajudando a corrigir tudo aquilo que em nós e em nossa sociedade ainda fere a dignidade, o direito e a vida das pessoas”. E concluiu: “seja bem-vindo entre nós, Dom Edivalter, a casa é sua”.

Em seguida, deram boas-vindas: Padre Ângelo – representante dos presbíteros, Ir. Ana Maria – representando o núcleo da CRB, uma leiga – em nome do Conselho Diocesano dos Leigos (CNLB), o Prefeito da cidade de Floriano, Sr. Joel, e o Sr. Wellington Dias, governador do Estado. Depois, Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Bispo de São Mateus (ES), agradeceu a Dom Edilvater Andrade pelos trabalhos pastorais desenvolvidos na referida Diocese e disse que a Diocese de Floriano recebe um excelente pastoralista e de muita ternura.

“O Espírito do Senhor repousa sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa notícia aos pobres, enviou-me a proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação da vista, para libertar os oprimidos e para proclamar em honra e graça do Senhor”.  “Não trago nenhum programa pastoral pronto”, disse Dom Edivalter aos seus diocesanos. Revelou a importância da Igreja estar atenta aos “sinais do tempo”. E pediu: “Que Deus nos ajude e Maria nos acompanhe assim como acompanhou os apóstolos e continua acompanhando a vida de seu povo”. Em seguida, agradeceu ao Padre Ivan por conduzir a diocese na vacância, a organização da posse canônica, as pessoas que vieram de longe, dirigiu-se aos seus familiares e diocesanos de São Mateus (ES), “Quero agradecer a todos com um muitíssimo obrigado” concluiu.

Ao final, o bispo diocesano de Floriano, Dom Edivalter Andrade, pediu aos demais bispos para invocarem a benção final aos fiéis presentes.

Confira as fotos da posse canônica do novo bispo

Instagram

REDES SOCIAIS

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Parceiros