Nos dias 23 e 24 /03/2019, no Centro Diocesano de Pastoral Dom Expedito Lopes, em Oeiras – Piauí, aconteceu o Encontro Diocesano de Espiritualidade Missionária, com o Tema: “ Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O evento contou com a assessoria do Padre Mauricio da Silva Jardim, Diretor das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e se fizeram presentes aproximadamente 200 pessoas, dentre as quais, Dom Edilson Soares Nobre, bispo da Diocese de Oeiras, padres, diáconos, religiosas, agentes de pastorais representantes de todas as paróquias e áreas Pastorais da Diocese de Oeiras.

O evento foi dividido em três partes: Na primeira parte padre Mauricio fez uma abordagem sobre a fundamentação missionária da Igreja, falando que a missão nasce do encontro com a pessoa Jesus Cristo, que missão não se reduz a algumas horas por dia, ela é permanente, e enfatizou que “o foco da missão, portanto, não está no espelho e sim na janela”. Na segunda parte foi feita uma explanação sobre o Mês Missionário Extraordinário (MME), a ser celebrado em outubro/2019, conforme interpelação do Papa Francisco, dirigida às Igrejas Particulares do mundo inteiro. “Com o objetivo de despertar em medida maior a consciência da “missio ad gentes” e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral, a ideia central neste processo de preparação do mês missionário extraordinário é inserir dentro da programação ordinária e habitual das Igrejas locais a temática e o espirito do mês missionário extraordinário, visando a conversão pastoral missionária”, enfatizou o padre Maurício. Na terceira parte, através de dinâmica de grupos foram pensadas as possíveis atividades a serem desenvolvidas na Diocese, levando em consideração as propostas apresentadas pela equipe nacional. Foram vistas muitas possibilidades, dentre as quais a formação de Comissão Missionária Paroquial (COMIPA) em todas as paróquias e áreas pastorais para darem maior suporte à Comissão Missionária Diocesana (COMIDI), já existente na Diocese. Padre Mauricio ilustrou que “o Conselho Missionário Paroquial, é um organismo que impulsiona, de forma permanente, a ação missionária paroquial. É formado por um grupo de pessoas que animam a consciência missionária na paróquia, visto que a missionariedade deve perpassar todas as suas estruturas e grupos existentes”. Ressaltou ainda que “não é uma nova pastoral ou movimento e sim um instrumento de reorganização da mentalidade paroquial”.

Avaliando o evento, Dom Edilson Soares Nobre, bispo diocesano de Oeiras, disse que este encontro de espiritualidade missionária “foi de uma relevância muito grande por três motivos: primeiro porque proporcionou aos agentes pastorais, leigos, religiosas e padres, a vivencia da experiência profunda  do encontro com Deus e do encontro com o próximo, pois, se isto nos falta, estamos impossibilitados de evangelizar; segundo porque possibilitou um maior sentimento de pertença. Somos membros de uma Igreja Diocesana, nós fazemos parte da diocese de Oeiras, não tem sentido quando nos isolamos em nossas paróquias e comunidades, ficando indiferentes e alienados ao que acontece em âmbito diocesano; terceiro pelo impulso que foi dado nos encaminhamentos do Mês Missionário Extraordinário, procurando assim, atender ao apelo do Papa Francisco. Foram 200 agentes de pastorais reunidos num final de semana, rezando, se aprofundando, vivendo a fraternidade e a comunhão, se alegrando, partilhando os dons, afinal de contas, não é isto que nosso Senhor Jesus Cristo espera de nós?”, pontuou Dom Edilson Nobre. O encontro encerrou com a Santa Missa e envio dos participantes.