Uma programação voltada para as famílias, em especial para os agentes da Pastoral Familiar, vai ser realizada na diocese de Parnaíba no período de 14 a 16 de setembro. O Simpósio Regional da Pastoral Familiar vai envolver todo o setor Família e é de responsabilidade da CNBB – Regional Nordeste IV, através da Comissão Episcopal Pastoral para a vida e a família.

Representantes das dioceses que compõem o Regional NE 4 vão refletir sobre o tema “O agente da Pastoral Familiar como sujeito de uma Igreja em saída”. A programação vai incluir louvor e palestras, além de detalhar o funcionamento dos serviços vinculados ao setor Família como forma de reforçar a informação, o aconselhamento e a mediação junto às famílias cristãs.

De acordo com o casal Iracema Moura e Marcelino Filho, coordenadores da comissão em nível de Regional, o simpósio visa contribuir para o acompanhamento e o fortalecimento da família como instituição sagrada de fé no mundo. “É a família, no Ano do Laicato, que vai viabilizar a construção desse Reino agora, com sua força nas diversas pastorais, com seu trabalho de formação e evangelização”, reforça Iracema.

O simpósio deve ofertar ainda palestras e discussões acerca das realidades vividas nas diferentes dioceses. Na pauta, temas como a exortação Amoris Laetitia, iniciação para o matrimônio, idosos na família e demais situações vivenciadas pelas famílias no seu dia-a-dia.

Para a coordenadora, o momento deve conquistar importante adesão de participantes por valorizar a temática do Ano Nacional do Laicato. “Significa que a Igreja está viva e presente em todas as dioceses. É motivo de grande alegria para nós”, diz confiante.