A vivência da Iniciação à Vida Cristã (IVC) está sendo trabalhada há três anos na Diocese de Parnaíba. Por isso, a Assembleia de Pastoral Avaliativa, que teve sua abertura ontem, 09/11, vem com o intuito de observar os pontos positivos e negativos das atividades realizadas nas paróquias, pastorais, movimentos, grupos e comunidades para uma melhoria profunda e eficaz no plano de evangelização.

O encontro, que acontece no Centro de Treinamento Sagrada Família, conta com a presença de lideranças, padres, religiosos (as) e o bispo diocesano Dom Juarez Sousa. O tema escolhido neste ano é “Por uma Igreja em Saída: Missionária, Servidora e Misericordiosa”.

Foto Marcos Santos

A importância de observar o que está sendo feito relacionado ao itinerário da IVC está totalmente ligada ao encontro pessoal com Cristo, segundo Dom Juarez. “É uma urgência nós evangelizarmos, assumindo a partir da catequese de orientação catecumenal. Por que? Porque os tempos mudaram! Nós vivemos numa mudança de época há uma mudança rápida e profunda onde o mundo é diferente dos tempos da cristandade, pois a ‘fila andou’ e nós precisamos proporcionar aquilo que é essencial na vida do discípulo, que é o encontro pessoal com Jesus, que dá um novo sentido à vida, como fala o Papa Bento XVI”, disse.

Ainda segundo ele, “dentro da ação evangelizadora é preciso seguir 4 pontos que o Papa Francisco indica em sua encíclica Amoris Laetitia. Primeiramente, é necessário Acolher, que no qual a porta de entrada daqueles que se encontram afastados. Depois, Acompanhar! Um acompanhamento que leve um interesse pela pessoa. O terceiro ponto é o Discernimento. O discernimento é fundamental pois está entre a acolhida e o acompanhamento, em vista daquilo que é a quarta característica, que é a Integração. Integrar na vida dentro da comunidade, na sociedade e dentro da salvação que Cristo tem para todos”.

A abertura da Assembleia Diocesana de Pastoral Avaliativa teve seu início com a recepção e entrada da Cruz Peregrina da Romaria da Terra e da Água, do Regional Nordeste 4 da CNBB, pelos participantes do encontro.

Acolhida da Cruz Peregrina. Foto: Marcos Santos