Notícias da Igreja

Dom Armando lança Livro com orientações para o estudo da liturgia

 

Elaborado como breves colocações fladas para a Rádio Milícia da Imaculada (SP), os temas apresentados por dom Armando Bucciol, bispo de Livramento e presidente da Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em seu livro “Sinais e Símbolos, Gestos e Palavras na Liturgia” são de maneira essencial, como “aperitivos litúrgicos”, para orientar no estudo da liturgia e incentivar a busca de ulteriores informações na abundante bibliografia existente.

Livro já está disponível para compra no site da Edições CNBB. Foto: Daniel Flores/CNBB

Segundo dom Armando, os que exercem algum ministério na Igreja devem compreender a rica e complexa linguagem litúrgica. “Os sinais, símbolos, gestos e palavras das nossas celebrações têm uma longa história, com expressões próprias, que necessitam ser conhecidas para favorecer a participação e uma maior harmonia e coerência na dinâmica litúrgica”, disse.

O bispo afirma ainda que se toda ação celebrativa for vivida com adequada compreensão interior, e cada gesto realizado com nobre simplicidade e verdadeira espiritualidade, a celebração torna-se uma epifania do Ministério pascal de Cristo. “Então, acontecerá o que papa Francisco almeja, isto é, que a Igreja evangelize com a beleza da liturgia”, enfatiza dom Armando.

No livro são apresentadas sessenta e cinco palavras pensando, de maneira especial, nas Equipes de Liturgia, nos Agentes de pastoral, nos Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, nos Coroinhas e em todos que queiram se aprimorar para servir melhor na Pastoral da Liturgia e da Catequese. “É meu desejo que estas páginas, incentivando melhor compreensão da linguagem litúrgica, contribuam para tornarem os eventos de graça que celebramos, verdadeiras experiências de Cristo morto e ressuscitado”, finaliza o bispo.

Entre as sessenta e cinco palavras apresentadas estão o Sinal da Cruz, a Água Benta, a Água Unida ao Vinho, o Altar, o Ambão, a Cruz, a Coleta, Ritus e Rituais, entre outros. O livro já está disponível para compra no site da Editora da CNBB (acesse aqui).

Confira, abaixo, entrevista exclusiva com dom Armando sobre seu livro:

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Parceiros

Em Romaria