O Plenário Waldemar Macêdo, na sede do Poder Legislativo Estadual foi o cenário, nesta manhã (22) da entrega de Titulo de Cidadão Piauiense ao Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Brito. A proposição foi do Deputado Estadual Luciano Nunes. Com a homenagem, o Arcebispo que é natural do estado do Maranhão, torna-se um filho do Piauí.

PHOTO-2018-05-22-11-42-19
Deputado Luciano Nunes

Dom Jacinto Brito passa a ser conterrâneo daqueles que nasceram no Estado que o acolheu há quase seis anos. Ele que foi nomeado pelo papa Bento XVI em fevereiro de 2012 para suceder Dom Sérgio da Rocha que hoje é Cardeal, Arcebispo de Brasília e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB . O pastor é o sétimo Arcebispo à frente da Arquidiocese de Teresina.

E para conduzir a solenidade, o Deputado Themístocles Filho, presidente da casa compôs a mesa. Além do homenageado, também compuseram a mesa de honra a chefe da Defensoria Pública Estadual Hildete Evangelista, o bispo emérito Dom Miguel Fenelon Câmara, o Vigário Geral da Arquidiocese, padre Tony Batista, a vereadora Cida Santiago e os padres Fábio Fernandes, Carlos Alberto, Evandro Oliveira, Leonildo Campelo e o Diácono Roberto Caminha.

Entre o público presente, estavam funcionários e colaboradores da Cúria Metropolitana e da ASA – Ação Social Arquidiocesana, representantes de pastorais, serviços, grupos e movimentos da Igreja, além de amigos e a irmã do Arcebispo Chislane Brito de Oliveira, que reside em Teresina.

Para receber a honraria , leva-se em consideração o compromisso do escolhido para com o  Estado. Exige-se o cumprimento de deveres e uma afinada consciência de responsabilidade. E foi assim que justificou o propositor, Deputado Luciano Nunes.

PHOTO-2018-05-22-11-42-17
Orquestra Jovem do Projeto Música para Todos

“O que isso quer dizer? Que para ser cidadão piauiense é necessário ter um sentimento de pertença, ter compromisso com o nosso Estado. E nosso homenageado faz jus. Tem cumprido a sua missão segundo o Evangelho de Deus. Tem testemunho forte de solidariedade e fraternidade”, disse.

Ainda de acordo com o parlamentar, “Dom Jacinto Brito é um homem de Deus que agora torna-se um filho do Piauí e um agente de transformação social. Nós o indicamos com muita alegria para este título”, disse satisfeito.

PHOTO-2018-05-22-11-42-20

Ao homenageado era forte o sentimento de gratidão. “Há uma comunhão profética. Há muito tempo tenho essa relação de amizade com o Piauí. Em minha caminhada, o Piauí sempre foi ponto de passagem. E agora como que providência divina o estado me acolhe. Isso é gratificante porque dá visibilidade junto à sociedade. Mas isso já há muito tempo é realidade em meu coração, desde quando aqui cheguei para ser Arcebispo. Esse povo de fé forte mora em meu coração. Cito João Paulo VI para reafirmar que “a política é a arte mais refinada da caridade”. Portanto, comprometo-me a caminhar junto com o povo do Piauí contribuindo para o seu desenvolvimento humano”.

Por Vera Alice Brandão