Notícias da Diocese

Dom Marcos Antonio Tavoni celebra o seu 5º ano de ordenação episcopal.

A Diocese de Bom Jesus do Gurgueia, comemora nesta sexta-feira, 01 de março, o aniversário de ordenação episcopal de Dom Marcos Antonio Tavoni, bispo titular. É com grande alegria que bendizemos a Deus pela vida do nosso pastor. Rogamos a Virgem Maria para que tenha saúde e paz, afim de exercer seu ministério. A Celebração na qual Dom Marcos foi ordenado foi presidida pelo Arcebispo de Brasília Dom Sergio da Rocha e concelebrada pelo Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa, e pelo Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães, ocorrida na Catedral Metropolitana de Brasília-DF.

Dom Marcos nasceu na cidade de São Carlos (SP), em 21 de abril de 1967. É filho de Antônio e Dirce Tavoni. Quando criança, foi acólito na paróquia Santa Izabel da diocese de São Carlos, na qual também exerceu atividades como catequista. Também atuou como funcionário da área acadêmica da Escola de Engenharia da Universidade de São Paulo, por nove anos.

Ingressou no Seminário Diocesano de São Carlos em 1989 e cursou os dois primeiros anos de Filosofia. Mudou-se para Brasília (DF), para prosseguir com os estudos, concluindo a Filosofia e a Teologia no Seminário Maior Arquidiocesano. Recebeu espiritualidade e formação missionária no Seminário “Redemptoris Mater”, integrando a primeira turma.

Foi ordenado presbítero em 30 de novembro de 1996, pelo então cardeal, dom José Freire Falcão. O trabalho missionário é marca de sua trajetória sacerdotal. Quando seminarista participou de uma missão itinerante na Amazônia, nas capitais Belém, Manaus e Porto Velho.

Exerceu seu ministério, por muitos anos, como missionário na arquidiocese de Palmas (TO), na qual, desde 1997, desempenhou as funções de pároco, professor, ecônomo e reitor do Centro de Evangelização e do Seminário Interdiocesano. Dedicou-se à direção da Casa de Marta que desenvolve atividades de reintegração à sociedade de jovens adolescentes grávidas. Foi um dos primeiros professores da Escola Diaconal São Lourenço. Coordenou a Comissão que elaborou o primeiro Diretório de Iniciação Cristã.

Também atuou como secretário do Conselho Presbiteral por dois períodos e vigário episcopal da região São Pedro de 2007 a 2008. Na vacância da arquidiocese de Palmas, esteve como secretário do Colégio Consultivo, entre outras atividades no Conselho Ampliado de Pastoral e coordenador da Pastoral da Comunicação. Dom Marcos é um dos precursores do Caminho Neocatecumenal no estado do Tocantins. Foi eleito bispo pelo Papa Francisco no dia 15 de janeiro de 2014.

Tomou posse em Bom Jesus no dia 28 de março de 2014, onde desde então vem exercendo seu ministério episcopal que adotou como lema: “apascenta minhas ovelhas” (Jo 21,17).

 

 

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros