Notícias da Igreja

Grupo de Assessores da CNBB realiza reunião em Brasília (DF)

 

Começou no dia 22 de agosto, mais uma reunião do Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Estão presentes os assessores das Comissões Episcopais Pastorais. Presidida pelo secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, os participantes estão sendo apresentados ao anteprojeto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) que será debatido na 57ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP), de 01 a 10 de maio de 2019.

Além disso, todos tiveram a oportunidade de expor sugestões para a elaboração do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2020 cujo tema é ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’. “Nós hoje abordamos a Campanha da Fraternidade de 2020, sugerindo um objetivo geral, objetivos específicos e também apresentando sugestões para elaboração do texto-base. Aqui também estamos vendo a questão do orçamento do próximo ano e a prestação de contas desse ano”, explica dom Leonardo.

Dom Leonardo Steiner lendo a pauta da reunião. Foto: Daniel Flores/CNBB

Dentre as várias atividades, o grupo debateu assuntos relacionados ao trabalho das Comissões Pastorais. “Em cada reunião, uma das comissões se apresenta. A ideia é que haja um maior intercâmbio, uma maior entreajuda, para que assim possa fluir melhor o nosso serviço na Igreja no Brasil”, finaliza dom Leonardo. Dessa vez, o assessor da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, padre Danilo Pinto teve a oportunidade de fazer uma exposição do trabalho que tem sido desenvolvido.

Dividida em quatro setores – Educação, Ensilo Religioso, Cultura e Universidades -, padre Danilo explicou que a Comissão vem cumprindo as duas linhas de atuação da Conferência Episcopal: a de formação e a de articulação. “Cada um desses setores possui um assento diferente em seu trabalho”, disse. De acordo com ele, o Setor de Ensino Religioso tem procurado revitalizar o seu trabalho por meio de um grupo de reflexão, um grupo executivo. Já o Setor de Cultura tem feito um trabalho ligado a caminhos devocionais, por meio do Caminho Religioso da Estrada Real, um projeto que tem por objetivo fortalecer o turismo religioso, ligando o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté (MG) ao Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Assessores reunidos. Foto: Daniel Alves/CNBB

Padre Danilo explicou ainda que o Setor de Educação tem retomado o seu trabalho de articulação dentro da configuração da geografia eclesial da Igreja no Brasil e, por último, disse que o Setor Universidades desdobrou o seu trabalho de formação em 16 extensões acadêmicas. “Já chegamos no número de 12 regionais em que iniciamos o processo de articulação, e esse processo vai dando conta dessa diversidade eclesial presente nesse contexto”, explica.

Ainda na ocasião, ele também enfatizou que todos os setores trabalham em uma perspectiva sinodal, para que de acordo com ele, todos possam sentir-se inseridos em vista de uma mesma missão, que é a de anunciar Jesus Cristo.

Amanhã, 23, os assessores se juntam aos presidentes das Comissões para a reunião do Conselho Episcopal Pastoral, o Consep. Na oportunidade, aprofundarão outros temas como o Sínodo do Bispos de 2018 e uma análise de conjuntura.

Tags

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Parceiros

Em Romaria