O Instituto Católico de Estudos Superiores – ICESPI realiza de 07 a 09 de novembro o Simpósio Filosófico com a temática ‘Os desafios éticos da técnica’. O momento ocorre a cada biênio e, nesta edição, será promovido em parceria com a Universidade Federal do Piauí que vai sediar o encontro voltado para estudantes e a comunidade em geral.

De acordo com o diretor do Icespi, padre Dr. Clodomiro Sousa e Silva,  a justificativa para realização do Simpósio está correlacionada ao perfil técnico em que se configuram os indivíduos enquanto sociedade, e quase todos os modos de produção da mesma. “O mundo hoje tem se tornado tecnologicamente configurado.  A técnica faz parte de quase todas as dimensões da vida moderna, exercendo um papel de enorme importância na vida social, profissional, nos sonhos e desejos dos indivíduos. Ela tem um papel transformador dos modos de produção e de vida tradicionais, o que suscita várias questões. Como filósofos não podemos ficar indiferentes a estes desafios, tendo em vista que questões fundamentais de nossa época, condicionada pela técnica, são de natureza ética”, explica.

Por esta razão o ICESPI e a UFPI convidam a comunidade para esse momento que terá a participação do conferencista Jelson Oliveira, professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999), com especialização em Sociologia Política e mestrado em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela mesma Universidade. Ele concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa sobre a Amizade em Nietzsche.

O palestrante ainda tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e História da Filosofia Contemporânea, atuando principalmente em temas relacionados à ética. Para os dias de Simpósio a organização prevê ainda uma exposição de conteúdo, destaca o padre Clodomiro.

Para participar do Simpósio o interessado deve acessar o site do Instituto (www.icespi.com.br) para ter acesso à ficha de inscrição e informações bancárias para pagamento. O investimento é de R$ 15,00 (quinze reais) e aqueles que desejam apresentar trabalhos terão que pagar o valor de R$ 20,00 (vinte reais).

O pagamento deve ser feito via conta Banco do Brasil BB Ag 4708 -2, CC 30706-8. Após efetuar o depósito, a orientação da organização é para que seja encaminhado o comprovante para o e-mail ([email protected]), assim a inscrição será efetivada.

Na UFPI, o local do Simpósio será o auditório do CCHL – Centro de Ciências Humanas e Letras. No primeiro dia (7 de novembro) a programação terá início às 16h. Nos dias 8 e 9 a programação acontece nos turnos tarde e noite.

Para mais informações o telefone de contato é o (86) 99454-4871.

Por Vera Alice Brandão