Notícias do Regional

Missão do leigo na Igreja é debatida na 28ª Assembleia Regional de Pastoral

O protagonismo do leigo dentro da Igreja é o tema principal da 28ª Assembleia Regional de Pastoral – CNBB Nordeste IV. O encontro, que foi aberto nessa quinta-feira (26/07) e vai até este sábado, dia (28), no Centro de Treinamento, Pe. Tony Batista, em Teresina – PI, propõe reflexões sobre os desafios dos cristãos leigos dentro da sociedade e no ambiente religioso.

Em sua fala de abertura, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Laudelino Augusto Azevedo, lembrou o empenho que o cristão deve ter com a sua comunidade paroquial. Laudelino ainda contextualizou que “o processo de preparação dos leigos passa por quatro características: espiritualidade, formação, identidade e evangelização. O desejo é transformar em prática toda teoria eclesial sobre os cristãos leigos, citada nos documentos da CNBB e dos Papas. É preciso conscientizar o povo de Deus a não somente estar, mas ser Igreja no mundo, e que ele configura a linha de frente da apresentação da Imagem de Deus na sociedade. Um exemplo claro é que ‘a Igreja é imagem terrena da Santíssima Trindade’ (CNBB. 105, Nº150)”.

Aprofundar este tema para Dom Edilson Nobre, bispo da Diocese de Oeiras, é trazer a reflexão o modo como a Igreja deve lidar com o leigo, principalmente no ambiente social. “A Igreja sem essa consciência sobre o papel do leigo na missão,  fica a desejar com o seu papel na sociedade. Então, quanto mais experimentamos detalhadamente este tema, do quanto o leigo tem esse papel decisivo, mais entendemos e vemos como agir para sermos uma Igreja acolhedora e missionária”, disse ele.

Participam da Assembleia, bispos, padres e leigos de todas as dioceses do Regional Nordeste IV.

Tags

Sobre o autor

Ronaldo Diniz

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Parceiros

Em Romaria