Aos fiéis e às famílias freitenses desalojadas, às autoridades e a todos os diocesanos, paz e bem!

Desde as primeiras notícias da possibilidade de rompimento da Barragem do Bezerro no município de José de Freitas-PI, voltamos toda a atenção para as famílias que tiveram que ser deslocadas de seus lares para abrigos oferecidos pelo Poder Público Municipal sob a organização da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do Exército Brasileiro.

Nas últimas semanas, as chuvas têm caído em abundância em nosso solo nordestino, notadamente no Piauí, marcado pela estiagem ao longo dos anos. O acúmulo, porém, da água no reservatório da Barragem do Bezerro unido à imprudência de alguns – que por motivos alheios – removeram pedras da barragem alterando, desta maneira, a estrutura que há décadas ajudava na contenção das águas, causaram o estado de calamidade pública.

Visto que o rompimento da barragem é irreversível e iminente, como Igreja, nos dispomos a ajudar no que for preciso para minorar a dor das famílias desalojadas: abrirmos as portas das nossas capelas e centros comunitários para abrigar quantas pessoas for preciso. Também convocamos todos os fiéis diocesanos e os homens e mulheres de boa vontade para iniciarmos uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para as famílias em situação de risco pela inundação à vista.

Vosso Bispo e todo o clero, se une em oração aos queridos irmãos Pe. Gilcimar, Pe. Leandro, Pe. Francisco Alves e Diác. Primo manifestando nossa solidariedade pela situação de risco social e ambiental que José de Freitas-PI vive nessa noite e madrugada. Que a vitória do Ressuscitado sobre a morte, seja também a vitória das famílias desabrigadas sobre sofrimento. Unidos num só coração e numa só alma, pois tudo entre nós é posto em comum (cf. At 4,32).

Campo Maior, 08 de abril de 2018, II Domingo da Páscoa, Festa da Misericórdia!

Em Cristo,

+ Francisco de Assis Gabriel dos Santos, CSsR

Bispo de Campo Maior

Pe. Raimundo Duarte                                                                          Pe. Alcindo Saraiva Martins

        Vigário Geral                                                                                  Chanceler da Cúria Diocesana