Depois de um vôo de quase 13 horas, viajando 9.500 km a bordo de um Airbus A330 da companhia aérea Alitalia, o Papa Francisco chegou às 16:30h horário local, 22:30H horário de Roma, ao Aeroporto Internacional de Tocumen no Panamá, onde cerca de dois mil fiéis já estavam esperando por ele.
Como dita o protocolo, quando o avião papal pousou, Dom Adamczyk Miroslaw, Núncio Apostólico no Panamá, acompanhado pelo Chefe do Protocolo, subiram para dar as boas-vindas ao Papa.
Minutos mais tarde, o Papa Francisco desceu e foi recebido pelo Presidente da República do Panamá, Juan Carlos Varela e sua esposa, a Sra. Lorena Castillo. Como sinal de boas-vindas, duas crianças panamenhas vestidas com trajes tradicionais, ofereceram flores ao Papa Francisco.
Em uma cerimônia simples, na qual não houve discursos, cantaram o hino nacional da República do Panamá e depois o hino do Estado da Cidade do Vaticano. Além disso, os membros das delegações foram apresentados e a foto oficial foi feita.
Ao final da cerimônia, o Papa entrou em um carro fechado que o levou para o loca onde o papamóvel o esperava. Em seguida, foi levado até a Nunciatura Apostólica.