Nesta quinta-feira, 28 de junho, Papa Francisco cria às 16h locais, na Basílica de São Pedro, o Papa Francisco presidirá o Consistório Ordinário Público para a criação de novos cardeais, imposição do barrete, entrega do anel e atribuição do título ou diaconato, segundo informações do site oficial de notícias da Santa Sé.

Na sexta-feira, 29 de junho, às 9h30 locais, na Praça de São Pedro, o Papa abençoará os pálios sagrados, destinados aos novos arcebispos metropolitanos, e celebrará a Eucaristia da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo. O Papa havia anunciado este novo Consistório para a criação de 14 novos cardeais em 20 de maio de 2018, Domingo de Pentecostes. 11 deles são eleitores, com menos de 80 anos. Somam-se a estes outros três com mais de 80 anos.

Representantes do mundo inteiro

Com a criação dos novos cardeais, o Colégio Cardinalício passará a ter 126 cardeais eleitores: 54 da Europa; 17 América do Norte; 5 da América Central; 13 da América do Sul; 16 da África; 17 da Ásia; 4 da Oceania. Destes, 20 foram criados por S. João Paulo II; 46 por Bento XVI e 59 pelo Papa Francisco.

Novos cardeais

  1. Louis Raphael I Sako, patriarca de Babilônia dos Caldeus, Iraque;
  2. Luis Ladaria Ferrer, jesuíta espanhol, desde 1º de julho de 2017  Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé;
  3. Angelo De Donatis, Vigário do Santo Padre para a Diocese de Roma, italiano;
  4. Giovanni Angelo Becciu, Substituto da Secretaria de Estado, italiano;
  5. Konrad Krajewskypolonês, esmoleiro  pontifício;
  6. Joseph Coutts, arcebispo de Karachi, Paquistão;
  7. António dos Santos Martoportuguês, bispo de Leiria-Fátima;
  8. Pedro Ricardo Barreto Jimeno, jesuíta, arcebispo de Huancayo, Peru;
  9. Désiré Tsarahazana, arcebispo de Toamasina, Madagascar;
  10. Giuseppe Petrocchi, arcebispo de L’Aquila, Itália;
  11. Thomas Aquino Manyo Maeda, arcebispo de Osaka, Japão.
  12. Sérgio Obeso Rivera, arcebispo emérito de Xalapa, México;
  13. Toribio Ticona Porco, prelado emérito de Corocoro, Bolívia;
  14. Padre Aquilino Bocos Merino, dos missionários claretianos, o único que não é bispo dentre as nomeações anunciadas hoje.

Quatro cardeais para a Ordem dos Bispos

Na terça-feira, 26 de junho, foi publicado um Rescrito assinado pelo Substituto da Secretaria de Estado D. Angelo Becciu com o qual o Papa Francisco comunica a passagem de quatro cardeais para a Ordem dos Bispos. “Os Romanos Pontífices sempre olharam com olhos de fraterna predileção ao Colégio dos Cardeais”, com esta frase inicia o Rescrito com o qual é comunicada a passagem dos cardeais Pietro Parolin, Leonardo Sandri, Marc Ouellet e Fernando Filoni para a Ordem dos Bispos.

Em seguida escreve que os cardeais “oferecem um peculiar sustento à missão do Sucessor de Pedro, levando a preciosa contribuição de sua experiência e de seu serviço às Igrejas particulares espalhadas em todo o mundo e enriquecendo de modo eficiente a comunhão com a Igreja de Roma”.

Segundo o Rescrito “nas últimas décadas registrou-se um significativo aumento do Colégio dos Cardeais. Todavia na sua divisão enquanto os Membros da Ordem dos Cardeais-Presbíteros e dos Cardeais-Diáconos aumentaram consideravelmente, o número dos Cardeais que fazem parte da Ordem dos Bispos permaneceu constante”. Por isso considerando a necessidade de aumentar a atual composição, o Santo Padre indicou o nome dos quatro cardeais que farão parte da Ordem dos Bispos.

(Com Vatican News)