Nesta segunda-feira (13/08), aconteceu a , a Cáritas Regional do Piauí, a Caritas Diocesana de São Raimundo Nonato, a CPT Regional do Piauí e a Diocese de Picos para encaminhamento das cobranças da 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí, realizada em Paulistana, nos dias 14 e 15 de julho de 2018.

Na ocasião foram apresentadas as seguintes propostas priorizadas:

  1. Revisão da Lei de regularização Fundiária de forma participativa;
  2. Levantar / mapear e visitar as comunidades com mais conflitos (Mineração, Energia Eólica, Transnordestina), sendo que algumas situações estão presentes nas fronteiras do Estado do Piauí com o Estado do Pernambuco.

Vale lembrar que,  na Serra do Inácio, formada pelas comunidades: Vila do Mel, Serrinha, Vila Romana e Vila, Cajueiro, Painha e Serrinha (as três últimas pertencem ao Estado do Pernambuco), existem várias famílias em extrema pobreza. Possivelmente, o Governo do Piauí terá que manter contato também com o Governo do Pernambuco, para uma ação conjunta.

  1. Criação de um Grupo de Trabalho permanente oficializado para acompanhar as ações;
  2. Realizar um encontro com as empresas que atuam nos territórios dos conflitos.

Para definição do Grupo de Trabalho, ficou agendada uma reunião para o dia 29 de agosto, em Teresina. Participarão da reunião: Representação o Governo (SEPLAN, SECOM, SDR, SEMAR, SASC e SEMINPER); Representação da Sociedade Civil:  Cáritas Regional Piauí; CPT Regional Piauí; Conselhos Territoriais; Representante da CNBB. Devem participar da reunião, titulares e suplentes.