Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Com o tema “PJ, cenários e possibilidades para o acompanhamento aos jovens” e iluminação bíblica “Vinde e vede!” (Jo 1,39a), a Pastoral da Juventude, por meio da Comissão Nacional de Assessores/CNA realizou, no mês de agosto, em Curitiba/PR, o Encontro Nacional de Assessores/ENAPJ. O encontro foi voltado para os assessores da PJ dos regionais da CNBB.

O ENAPJ, que teve por objetivo reconhecer os cenários da PJ para promover processos de acompanhamento que colaborem com a vida dos regionais e dioceses, também realizou uma leitura dos cenários da PJ no Brasil a partir do contexto local, realidades de pastoral  e conjuntura eclesial; aprofundar a identidade e a mística do assessor e da assessora a luz do Estudo 104 da CNBB, da Evangelii Gaudium e da obra Cartas a Neotéfilo e contribuir com o processo de planejamento da ação da assessoria regional.

O encontro aconteceu entre os dias 15 a 17 de agosto, na capital das araucárias, Curitiba/PR, com participação de aproximadamente 120 assessores/as e organizações convidadas “Após discutirmos o acompanhamento em tempos de mudança, é hora de colocarmos os pés na estrada e aprofundarmos as realidades que estamos inseridos, o chão onde plantamos as sementes do Reino, os desafios e as perspectivas que se nos apresentam cotidianamente. Além disso, iluminar nossa práxis pastoral com a mística do acompanhamento, contemplando a alegria presente no evangelho, para, assim, planejarmos nosso serviço às juventudes, reafirmando nosso compromisso com o ministério assumido. Ou seja, queremos reconhecer os cenários da PJ para promover processos de acompanhamento que colaborem com a vida dos regionais e dioceses”, afirma Ir. Paulo Martins, membro da CNA.

O regional NE IV enviou  5 assessores para este encontro, o Diác. Chagas Martins, Irmã Tomelina, Irmã Liliane, Patrick e o Junior.

encontro-nacional