Com o tema: “IAM do Brasil a serviço da missão na Oceania” a Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) celebrará, no dia 28 de maio de 2017, em todo o Brasil, a sua 5ª Jornada Nacional. A iniciativa surgiu para marcar o aniversário de fundação da Obra criada na França por dom Carlos de Forbin-Janson em 19 de maio de 1843. As Jornadas da IAM no Brasil começou em 2013.

Cartaz
Em cada Jornada Nacional da IAM é escolhido um Continente para conhecer melhor, rezar e enviar as ofertas. Nesta 5ª Jornada as crianças e adolescentes do Brasil estão em comunhão com a Oceania, Continente representado pela Cartaz---5JNIAMcor azul por ser formado por mais de 10 mil ilhas. Além disso é banhado por dois oceanos: o Índico e o Pacífico. Por isso o Cartaz da 5ª Jornada destaca o azul com as ondas que recordam a água, uma realidade predominante na Oceania.

Na arte, é menino vestido de azul que representa a Oceania quem carrega a Bíblia. Ele caminha ladeado pelos representantes dos outros continentes ressaltando o compromisso das crianças e adolescentes em “tornar Jesus conhecido e amado”. A Oceania é formada por 14 países, que ocupam uma área de 8.526.462 quilômetros quadrados. Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné são os países mais conhecidos. Com cerca de 37 milhões de habitantes a Oceânica conta com 16 milhões de cristãos. O Cartaz destaca ainda o sol e elementos da natureza que lembram a biodiversidade e ao mesmo tempo a alegria, característica das pessoas que realizaram a sua experiência do encontro com Jesus Cristo.

Baixe aqui o cartaz

Celebração
A Jornada Nacional deverá acontecer no dia 28 de maio nas dioceses e paróquias com uma celebração especial que inclui a consagração das crianças e adolescentes; entrega do lencinho e do escuto da IAM com a borda azul para recordar a Oceania e a coleta do Cofrinho com a oferta das crianças.

Baixe aqui o modelo de celebração

Encontros
Com o objetivo de preparar a 5ª Jornada Nacional da IAM e fazer com que as crianças e adolescentes conheçam um pouco mais o Continente da Oceania, disponibilizamos um roteiro para realizar quatro encontros, de acordo com a metodologia da Obra. O material foi preparado pela IAM da diocese de Umuarama (PR).

Cofrinhos
Durante a celebração da Jornada, todos os grupos de IAM fazem a entrega dos cofrinhos missionários. No dia seguinte, os coordenadores devem conferir os cofrinhos com as crianças e adolescentes e enviá-los ao Secretariado Nacional da IAM, em Brasília que por sua vez destinará o montante arrecadado aos países mais necessitados da Oceania. As ofertas do cofrinho devem ser enviadas até o fim do mês de julho de 2017.

Histórico
A 1ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 26 de maio de 2013, com o tema: “IAM da América a serviço da Missão”, e o lema: “Vocês são meus amigos”. A Jornada foi celebrada na abertura do Ano da IAM no Brasil, organizado para marcar os 170 da fundação desta Obra Pontifica, entre os meses de maio de 2013 e maio de 2014.

A partir disso, a celebração da Jornada passou a ser um evento permanente na agenda anual da IAM no Brasil.

A 2º Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 25 de maio de 2014 com o tema “IAM da América a serviço da Missão na África”.

A 3ª Jornada Nacional da IAM aconteceu no dia 31 de maio de 2015 com o tema “IAM na América a serviço da missão na Ásia”.

A 4ª Jornada Nacional da IAM foi celebrada no dia 29 de maio de 2016 com tema “IAM do Brasil a serviço da Missão na Europa”

Fonte: POM