Está chegando a hora de Teresina viver, mais uma vez, a alegria solidária da Caminhada da Fraternidade que acontecerá neste domingo (08 de junho), a partir da 7h da manhã, com concentração no adro da Igreja São Benedito, onde ocorrerá a celebração da Santa Missa. Centenas de voluntários estão trabalhando para que o evento seja um grande sucesso.

Com o tema “Somos Um Time de Irmãos”, a Caminhada da Fraternidade promove a vida através da solidariedade e do amor. A Caminhada é um evento de cunho social que arrecada fundos para a realização das atividades da Ação Social Arquidiocesana, que mantém trabalhos voltados para os carentes da capital, idosos, crianças em situação de risco e pessoas com problemas de saúde que estão acolhidos no Lar da Fraternidade, Lar de Misericórdia e Maria Imaculada.

A cada ano, a Caminhada da Fraternidade, que é uma iniciativa da Arquidiocese de Teresina, através da Ação Social Arquidiocesana (ASA), reúne milhares de pessoas na luta a favor da vida, do respeito, da esperança e da solidariedade. Além disso, busca a valorização do ser humano, combatendo o preconceito e a exclusão social. “Chegamos ao ano da Copa do Mundo e o sentimento de que sempre fomos um time ainda mais presente.

Na verdade, somos uma seleção de craques que acredita em um mundo mais justo. E é com esse espírito que vamos entrar em campo, pela 19ª vez, para virar o jogo contra a indiferença, a exclusão, a discriminação, nossas eternas adversárias”, afirma Pe. Tony Batista, coordenador geral da Caminhada.

A largada oficial da 19ª edição da Caminhada da Fraternidade, no dia 8 de junho, será às 8h e a caminhada seguirá pelas avenidas Frei Serafim, João XXIII e Nossa Senhora de Fátima. O encerramento será na Avenida Universitária próximo ao balão da Avenida Ininga, com bênção final e show de bandas locais.

Os postos de vendas de kits estão funcionando nos principais pontos da cidade como praças, paróquias, lojas, clubes, escolas, Centro Pastoral Paulo VI, Rádio Pioneira e shoppings, além do bazar central instalado na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no valor de R$ 20,00.

12º CONCURSO DE REPORTAGEM SOBRE A CAMINHADA DA FRATERNIDADE

Em nome da solidariedade, a Arquidiocese de Teresina vai promover o 12º Concurso de Reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela, que contemplará a cobertura jornalística do evento solidário nas categorias rádio, jornal, televisão, portal de noticias, revista e registro fotográfico. Serão conferidos 6 (seis) prêmios, cada um no valor de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais). O edital com o regulamento do concurso de reportagem “Dom Avelar Brandão Vilela” está à disposição dos jornalistas no site da Arquidiocese de Teresina – www.arquidiocesedeteresina.org.br

caminhada da fraternidade

ALGUNS SERVIÇOS BENEFICIADOS COM A CAMINHADA DA FRATERNIDADE

• Centro Maria Imaculada
O Centro Maria Imaculada de Reabilitação de Hansenianos desenvolve um trabalho de fundamental importância no processo de reabilitação do portador desta enfermidade, buscando além da cura, o fim do preconceito, através de informações eficazes e de uma ação solidária e de valorização da pessoa humana. Com infra-estrutura completa de atendimento, o Centro conta com laboratório de análise, centro cirúrgico, farmácia, sala de curativos, salas e ginásio de fisioterapia, odontologia e outros espaços destinados ao atendimento.

Possui uma sapataria especializada em calçados artesanais com palmilhas fabricadas com material próprio para o uso exclusivo dos hansenianos. Também faz adaptações em sapatos e pequenos consertos. A Caminhada da Fraternidade deu um novo ânimo aos serviços do Centro, pois com os recursos destinados à Casa foi possível a reforma da sede, incluindo o Centro Cirúrgico; a aquisição de aparelhos de fisioterapia; além do auxílio financeiro constante para a manutenção de seus serviços.
Endereço: Rua 19 de novembro, 4370 – Real Copagri Fone: (86) 3225 – 1766

• Lar de Misericórdia
O Lar de Misericórdia, inaugurado em dezembro de 1996, surgiu com o propósito de abrigar pessoas carentes que vêm em busca de tratamento de saúde em Teresina. O Lar possui infra-estrutura para acomodação dos doentes, bem como dos seus acompanhantes.

Administrado por casais do movimento de Encontro de Casais de Teresina. Neste local os pacientes têm alimentação saudável, além de auxílio para os encaminhamentos necessários no momento da realização do tratamento. Normalmente, cada paciente da ASA (Ação Social Arquidiocesana) fica cerca de 30 dias no Lar, mas tudo depende da enfermidade e do nível de complexidade do tratamento. Alimentação é mantida através de doações e parcerias da ASA com a comunidade.

Com os recursos da Caminhada da Fraternidade foi possível a ampliação dos atendimentos no Lar de Misericórdia. Somente em 2004, o Lar recebeu 211 pacientes e 120 acompanhantes que receberam todo o atendimento necessário para o tratamento de suas enfermidades. Também foi possível a reforma da Capela; aquisição de eletrodomésticos e móveis; e manutenção da alimentação e do veículo para transporte dos pacientes.

Outro fato importante foi o considerável aumento de número de visitas e de doações após a divulgação do Lar de Misericórdia nas ações da Caminhada da Fraternidade.

Endereço: Av. Dom Severino, 2451 Bairro de Fátima. Fone: (86) 32324868.

• Lar da Fraternidade
Lar da Fraternidade, criado em 1995, é uma casa de apoio aos portadores de HIV/AIDS (Lar da Fraternidade) que atende atualmente 280 pacientes (homens, mulheres, crianças), internos ou em acompanhamento.

O Lar da Fraternidade tem o objetivo de amparar no amor de Deus, portadores de HIV/AIDS, independente de credo religioso, excluídos pela família e caracterizadamente carentes, oferecendo melhoria na qualidade de vida, através de moradia digna, alimentação equilibrada com acompanhamento dietoterápico, assistência médico-farmacêutica, assistência sócio-pscológica, enfermagem, atividade física, lazer, assistência espiritual cristã e o que é mais importante a reinserção familiar do portador.

O Lar da Fraternidade é mantido, principalmente, através dos recursos da Caminhada da Fraternidade. Com a Caminhada da Fraternidade é possível manter a estrutura do Lar em pleno funcionamento com a aquisição dos alimentos necessários; pagamento de funcionários; pagamento de contas como água, luz, telefone, gás de cozinha; aquisição de combustível e manutenção do transporte; compra de vale transporte para pacientes; entre outros benefícios.

Endereço: Rua Goiás, 731 – Ilhotas Fone: (86)3221 –2230