Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O pastor precisa conhecer e ter o cheiro das suas ovelhas. Foi com esse objetivo que Dom Jacinto Brito, Arcebispo de Teresina, realizou nos dias 30 de julho a 03 de agosto, a Visita Pastoral Missionária na Paróquia São João XXIII e São João Batista, no bairro São João.

Durante esses três dias, Dom Jacinto Brito e missionários do Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) participaram de uma vasta programação que incluiu visitas às famílias e aos projetos sociais da paróquia, encontros com pastorais, movimentos e associações, finalizando com a missa de encerramento na Igreja Matriz.

“Nós estamos em um momento cativante, de se sentir mais próximo. Em uma visita pastoral você tem a oportunidade de olhar para o rosto das pessoas e entrar em suas casas. Isso é muito gratificante!”, ressaltou Dom Jacinto Brito. A Visita Pastoral faz parte do ofício do bispo que propicia um contato com a Paróquia e, consequentemente, com leigos e movimentos.

A comunidade se preparou para receber o Arcebispo de Teresina e os missionários, com cartazes nas paredes das casas, um minialtar e a alegria de mostrar para eles que tiveram sua dignidade resgatadas, graças ao trabalho da Igreja. “A Paróquia de São João está vibrando com essa visita de Dom Jacinto. Nós andamos em todos os limites da paróquia. Visitamos pessoas que estavam programadas e que não estavam programadas. Muita coisa coincidiu, mas outras aconteceram espontaneamente”, ressaltou o Pe. Carlito Nogueira, pároco da comunidade.

As visitas pastorais fazem parte do projeto Missão Continental. O bispo escolhe a paróquia e o COMIDI convida a comunidade e orienta como planejar esse momento. Após as visitas são criadas as comissões missionárias paroquiais para dar continuidade ao trabalho missionário. Este ano serão realizadas quatro visitas missionárias contemplando as quatro foranias da Arquidiocese de Teresina.

Fonte: Arquidiocese de Teresina