Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O último domingo (20) foi marcado por um importante momento a Igreja particular de Teresina (PI). No dia da Assunção de Nossa Senhora a Arquidiocese de Teresina instalou a Diaconia Territorial Diácono Santo Estevão. O primeiro mártir da Igreja Católica  foi o escolhido pela comunidade, através de votação, para dar nome à mais nova área de evangelização da cidade de Teresina.

A programação teve início às 19h e o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito celebrou missa no Colégio Graciliano Ramos, unidade da rede estadual de ensino, já que a nova Diaconia ainda não possui sede.

O Diácono Carlos Alberto Ferreira irá administrar a Diaconia com o auxílio do padre Francidilson Silva do Nacimento que é diretor espiritual do Seminário de Filosofia Don Edilberto Dinkelborg. Segundo o Diácono, na história do catolicismo, muitos foram os que pereceram, e ainda perecem, pagando com a própria vida a escolha de abraçar a fé cristã. “O primeiro que derramou seu sangue por causa da fé cristã foi Estêvão, considerado por isso o protomártir e seu legado e exemplo vão motivar os serviços de evangelização na região”, explicou.

“Santo Estevão pregava que dentro de uma comunidade, tudo era de todos, tudo era repartido com todos, todos tinham os mesmos direitos e deveres. Ele foi escolhido porque era cheio de fé e do Espírito Santo e passa a ser o nosso padroeiro. Mesmo não tendo uma sede, nosso lugar será os lares e residências da região. Estaremos, portanto, no coração de Deus realizando os encontros espirituais e as celebrações. Seja embaixo de uma árvore ou em um espaço mais amplo”, esclarece.

A Diaconia mais nova da Arquidiocese vai abranger as comunidades Mestre Dezinho, Torquato Neto, Loteamento Portal da Alegria, incluindo Portal da Alegria IV e VI, todas situadas na zona sul da cidade. A celebração pela criação da Diaconia Santo Estevão teve a presença de diáconos, padres e da comunidade local.

“Quero destacar que mesmo sem sede esse é o maior feito da nossa Arquidiocese quando inicia uma caminhada de evangelização confiando somente em Deus, que nem o povo que saiu do deserto. Então o teto da nossa Igreja é o céu e o céu é o limite”, diz otimista.

O diácono Carlos Alberto Ferreira esteve por três anos à frente da Diaconia Nossa Senhora das Dores, na cidade de Olho Dágua do Piauí e agora passa a servir na Diaconia recém-criada.

“Iremos nos dedicar a essa obra que não é nossa, mas sim de Deus. E no tempo Dele atingiremos nosso ideal que é a futura construção de uma sede. Já estamos felizes com a união da comunidade que não mediu esforços para a realização deste momento”, finaliza.

Para mais informações sobre a Diaconia Santo Estevão o telefone de contato é o (86) 99803-1921.

Fonte: Setor de Comunicação da Arquidiocese