O Dia Nacional em defesa da população de Rua foi comemorado junto aqueles que estão em situação de abandono. A Pastoral do Povo de Rua da Arquidiocese de Teresina organizou uma programação solidária para beneficiar pessoas assistidas no Albergue mantido pela Prefeitura de Teresina.

As ações de caridade foram marcadas por um dia de cidadania e a data foi celebrada com distribuição de roupas e entrega de alimentos. “Esse dia é vivenciado em muitos municípios espalhados pelo Brasil e faz memória aos 10 anos da Chacina da Sé, onde quinze pessoas em situação de rua foram brutalmente atacadas enquanto dormiam nas imediações da Praça da Sé. Sete pessoas morreram e oito ficaram feridas. Na época, as investigações apontaram para uma operação de extermínio. Até hoje os crimes não foram solucionados”, explica e lamenta o padre João Paulo que coordena a Pastoral do Povo de rua na Arquidiocese.

A programação do dia 19 foi celebrada com um almoço oferecido aos moradores de rua. Maria José dos Santos Rocha é colaboradora da Pastoral do Povo de Rua e evidenciou a importância de celebrar esta data com os irmãos que ‘estão esquecidos’. “A maior prioridade de Deus está  na Palavra que diz: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e o mais lhes serás acrescentado. Não adianta nós termos esse encontro com este Deus misericordioso se não temos esse amor para levar aos irmãos que precisam deste amor e que ainda não conseguiram verdadeiramente vivenciar o encontro com o Pai”, disse.

A colaboradora citou ainda o Papa Francisco, um dos exemplos da nossa Igreja que vem nos mostrando a importância da oração em intenção daqueles que estão em situação de abandono e tem como morada as ruas. “Em oração podemos levar esses irmãos a ter um coração novo capaz de reconhecer a misericórdia. Então, entendo que a força da Igreja é levar a oração para que nossos irmãos menos assistidos possam receber a divina misericórdia”, finalizou.

Por Vera Alice Brandão (Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina)