Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Dia 22 de março é o dia Mundial da Água e a Arquidiocese de Teresina se une aos órgãos públicos e instituições em defesa desse bem indispensável para a manutenção da vida, nessa busca pela conscientização da população quanto ao uso racional. E a convocação junto à sociedade para esta data se dá através da realização de um Seminário Estadual sobre Saúde Ambiental com a temática “Água: bem comum, nossa responsabilidade”.

A ação é uma promoção da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) com o apoio de órgãos e empresas que também colaboram com iniciativas que visam a preservação e economia deste bem natural.

De acordo com Francisca Machado, integrante  da coordenação de campanhas da CNBB (Conferência nacional dos Bispos do Brasil), a causa busca uma postura consciente diária. “Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação da água. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas”, aponta.

O Seminário é aberto ao público e tem o objetivo de mobilizar a sociedade civil para refletir e discutir sobre a relação homem-ambiente com foco na temática: uso, conservação, destino e proteção, bem como desenvolver ações proativas de sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos, é o que reforça Francisca.

“No dia 21 de março, a partir das 8h iremos promover um mutirão socioeducativo para distribuição de material educativo em uma área estratégica , que fica às margens do rio Parnaíba, mais especificamente onde trabalham os lavadores de carro. Nesse mesmo dia teremos ações descentralizadas em uma escola da rede municipal de ensino (Escola Pública Municipal Cerqueira Dantas) localizada no bairro Monte Verde. Lá nosso alvo será a comunidade escolar, pois entendemos que o ato de preservação passa por educação”, explica.

No dia 22 toda a programação acontece na sede da Superintendência Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). Nesse dia o padre Tony Batista confere palestra às 9h com abordagens sobre a temática do seminário. Estão programadas ainda para esse momento palestras e mesas redondas com foco  nos recursos hídricos e práticas de gestão. De acordo com a organização o momento é aberto ao público e não há necessidade de inscrição.

Está confirmada também a participação da Cáritas (Entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural) através da presença do sociólogo Carlos Humberto Campos que vai proferir palestra com o tema “Recursos Hídricos na convivência com o semiárido”.

Nos dois dias de evento a programação tem início às 8h.

OUTRAS INFORMAÇÕES:

A CNBB lançou no ultimo dia 01 de março, a Campanha da Fraternidade (CF) 2017 que tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a proposta da Campanha é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho.

O objetivo é também ampliar e motivar uma tomada de conscientização sobre as ações direcionadas ao meio ambiente, e por isso a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) traz a reflexão sobre os biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal).

Com base nessa iniciativa que já existe há mais de 50 anos a Igreja vê a necessidade de refletir cada vez mais a importância do pensamento coletivo, de uma responsabilidade assumida verdadeiramente com respeito ao próximo e à natureza, como princípios de um bom cristão.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO ESTADUAL SOBRE A SAÚDE AMBIENTAL

Informações do Setor de comunicação da Arquidiocese de Teresina