O momento será de valorização destes que são agentes de tamanha importância para a nossa Igreja. Ocorre nos dias 25 e 26 de junho, no Colégio Diocesano, Centro de Teresina, o I Congresso dos Acólitos de nossa Arquidiocese.

“Este vai ser um momento de despertar vocacional na nossa Igreja. É fato que muitas vocações, sobre tudo as sacerdotais, começam a brotar nos grupos de acólitos que temos em nossas paróquias”, conta o padre Edvaldo Barbosa, membro da organização.

Os acólitos, popularmente conhecidos como coroinhas, são responsáveis por, no presbitério, auxiliar  o celebrante. É por isso que, genericamente, também são chamados de servos. Podem ser instituídos mediante um rito litúrgico próprio pelo qual recebem um verdadeiro ministério, antigamente chamado de ordem menor.

“O Congresso, além de momento de despertar, é momento de encontro. Temos uma equipe que acompanha mensalmente, e que promove reuniões com eles e vai percebendo os interesses e as dificuldades”, explica o religioso.

Os interessados devem fazer inscrições no Centro Pastoral Paulo VI ou nas secretarias paroquiais ao preço de R$ 25 dando direito a material e refeições no Congresso. Também há quatro modelos de camisetas do Congresso à venda na Cúria Arquidiocesana.

“Esperamos muitos acólitos. Com o evento, busca-se uma maior visibilidade para a Pastoral, além de ressaltar o caráter de celeiro de vocações do nosso grupo. É algo novo na nossa Arquidiocese, por isso estamos com uma expectativa melhor impossível”, revela Hudson Sales, membro da organização do evento.

Com o tema “Servir ao Senhor no altar e na comunidade”, o evento vai contar com palestras, adorações, louvor, apresentações culturais, testemunhos e a santa missa. Mais informações podem ser adquiridas pelos telefones (86) 99978-9726 e (86) 98144-2562.