Momento este que é motivo de satisfação para o aposentado e representante do Terço dos Homens da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Antônio Martins. Ele se alegra por vivenciar o evento que proporciona aos católicos mais conhecimento sobre a Mãe do Salvador. Ainda de acordo com o aposentado através de Maria é possível creditar o retorno de homens para vida de oração.

“Como é bom ver que Nossa Senhora resgatou os homens para a Igreja. Antes eram apenas as mulheres que se dedicavam mais à oração, à vida da comunidade. O Terço dos Homens, com a graça de Deus, veio com esta proposta fazendo com que muitos irmãos, através da oração do santo rosário, aproximassem-se Jesus. E a certeza é de que a mãe convida os homens a estarem mais perto do seu filho”, relata.

O evento, organizado para proporcionar aos fiéis um maior conhecimento aos fiéis da Arquidiocese de Teresina, reúne representantes de diversos grupos marianos. A professora aposentada, Maria de Lourdes Alcântara, coordena o movimento Mãe Rainha, e confirma a importância do Seminário para o fortalecimento da fé em Maria. “Alegramo-nos por conhecer cada vez mais sobre Maria, aquela que é o caminho para chegarmos a Jesus Cristo”, pontua.

A temática “Maria na Bíblia” foi apresentado por Dom Jacinto Brito, logo na abertura do segundo dia de programação. O arcebispo metropolitano de Teresina destacou a necessidade dos católicos conhecerem cada vez mais Maria, para assim amá-la e imitá-la.

“O Simpósio, realizado em maio, e este seminário, têm o mesmo propósito: de tornar Maria conhecida tal qual Deus a fez. Apresentei Maria desde o Gênesis até o livro Apocalipse, para que possamos conhecer quem é ela, o que Deus nela realizou e qual a missão confiada a ela. Assim, a partir da palavra de Deus temos uma base solida para conhecer, amar e imitar Maria.

00ef4ed0-254a-49d9-8507-7792bf292ce3

Padre Walfran Rios que é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e tem mestrado em Mariologia pela Faculdade dos Jesuítas de Belo Horizonte (MG) foi também um dos palestrantes do segundo dia de Seminário e sua temática foi os Dogmas Marianos. Para o sacerdote, os Dogmas só colocam no centro Maria, mas Padre Walfran defende que é necessário e muito importante defender o pensamento de olhar principalmente para Cristo.

“Hoje tive a oportunidade de ampliar a compreensão dos dogmas que sempre eram voltados, exclusivamente, para Maria. Na minha participação quis mostrar que mesmo nos dogmas se pode ter uma perspectiva de olhar fixo para Jesus Cristo. E essa é a nova compreensão, uma espécie de releitura do Mistério de Deus. Ainda há muito que se explorar e esses momentos são ricos também para que possamos absorver novos conhecimentos”.

O sacerdote ainda complementou valorizando a vivência do Ano Mariano. “Esse é um ano de despertar para um aprofundamento quanto às possibilidades de conhecermos mais da vida de Maria”, enalteceu.

César integra a Comunidade Fraternidade o Caminho e evidencia que o momento é importante e “uma grande oportunidade formativa. Estamos aqui diante de padres pesquisadores que compartilham seus conhecimentos. Nós precisamos dessas orientações para que sejamos ferramentas e mensageiros da boa nova em nossas comunidades”, valorizou.

Sentimento também compartilhado por Marcélia Regina que serve na Área Pastoral Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cerâmica Cil. “Ela é a mãe. Com ela e através dela nos voltamos ao Filho. Ele é o espírito. Estamos  conhecendo mais sobre a Mãe Dele e todos nós. Viva o Ano Nacional Mariano que nos permite esta vivência rica em conhecimentos”, finalizou.

A seguir os presentes tiveram a oportunidade de ouvir o Vigário Geral da Arquidiocese de Teresina que abordou a temática ‘As aparições de Maria, a Mãe do Senhor’. De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima a nossa Arquidiocese vive esse Ano Mariano com louvor.

“O Ano Mariano na Arquidiocese é vivido com respeito e com amor. Mostrando uma espiritualidade centrada em Cristo, mas trazendo Maria ao povo, uma verdadeira prova de Evangelização. Tenho certeza que ela hoje apareceu e esteve aqui conosco. Está feliz com tanta graça, afinal não conseguimos viver sem ela”.

O diácono Roberto Caminha foi o responsável por encerrar a programação do segundo dia. Para o chanceler da Arquidiocese que evidenciou as devoções marianas “a piedade do povo católico com Maria é visceral, vem de dentro, vem do coração”, disse finalizando.

Por Vera Alice Brandão (Setor de Comunicação da Arquidiocese de Teresina)