No último domingo (29) aconteceu a primeira Assembleia Arquidiocesana da Pastoral do Batismo. O momento aconteceu n Auditório Paulo VI e teve como temática “Lançai as redes para as águas mais profundas”.  O Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto participou do encontro que teve como foco as abordagens a cerca do sacramento que é um sinal visível e eficaz da graça de Deus.

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo. Especialmente no aspecto da Iniciação à Vida Cristã, através do qual se torna visível o crescimento das paróquias, com ênfase na caminhada do Batismo.

Como é de responsabilidade da Pastoral do Batismo a preparação para o sacramento , além de informar, instruir e conscientizar os pais e padrinhos para este ato sacramental, o encontro visou ainda a formação de agentes. O público foi orientado a contribuir para a condução gradativa dos batizados às atividades cristãs católicas.

A Assembleia foi importante  para proporcionar um exercício pastoral com unidade catequética e evangelizadora. Aldecy  Bastos , catequista da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, abordou o documento 107 da CNBB que oferece novas disposições pastorais para a iniciação à vida cristã, presente nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora desde 2011.

“O texto expressa o caminho que a Igreja no Brasil deve percorrer, iluminada pela Palavra de Deus. Assumindo sempre mais as orientações deste documento nossas igrejas particulares, nossas comunidades, nossas famílias e todas as pessoas batizadas serão testemunhas da alegria do Evangelho”, reforçou Aldecy.

Alberto Linhares é agente da Pastoral do Batismo da Paróquia São José Operário e sabe que participar de um momento como esse significa buscar melhorias nos serviços de doação que presta para a construção do Reino de Deus.

“Estamos aqui assumindo juntos o convite para repensar a transmissão da fé em nossas comunidades”, disse.

O coordenador arquidiocesano da pastoral do batismo , Diácono Artur Pereira, demonstrou satisfação e a alegria própria do cristão com a realização do momento.

“Esse momento de formação proporciona reflexão e conhecimento sobre o significado e a importância da Iniciação à Vida Cristã que perpassa pelo Batismo. Estamos satisfeitos e alegres com o encontro. Esse momento dá unidade as nossas ações em nível de Pastoral”, disse o coordenador da Pastoral Arquidiocesana do Batismo.

Por Vera Alice Brandão