Esta acontecendo hoje e vai ate amanha dia 24(sábado) em Teresina na obra kolping- Dirceu II, a assembleia regional da Pastoral da Criança. A assembleia conta com a participação de todos os setores das pastorais da criança das oito dioceses do Regional Nordeste IV, CNBB, e esta sendo assessorada pela Irmã Vera, coordenadora nacional da Pastoral da criança. A assembleia além de mostrar os trabalhos que foram realizados e os resultados obtidos servirá também como uma assembleia indicativa na qual sairá 03 nomes para assumir a coordenação da pastoral da criança, sendo que Dom Eduardo, bispo de Campo Maior e referencial para a pastoral da criança, ira ratificar um nome para assumir a coordenação.

A pastoral da criança a nível de regional é coordenada por Jeane Nascimento, que durante a sua gestão á frente da pastoral conseguiu obter bons resultados. De acordo com Jeane a pastoral conseguiu reduzir a mortalidade infantil a desnutrição e muitos outros indicadores que são relacionados a criança desde a gestação, mas que ainda tem muitos a se fazer.

“A demanda é muito grande e a pastoral precisa avançar muito mais, pois o numero de crianças no Piauí que precisa de um acompanhamento para ser orientada sobre seus direitos ainda é muito grande”, finaliza Jeane.

Para Irmã Vera Lúcia, Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, que esta no cargo a 7 anos e esta perto de concluir sua missão a frente da Pastoral ressalta que quando a pastoral da criança “nasceu” no nordeste o índice de mortalidade infantil era muito grande e que hoje a redução da mortalidade infantil caiu mais de 50% e isso aconteceu graças ao trabalho de tantas lideranças. No entanto a Irmã Vera alerta para a falta de mais pessoas comprometidas com o trabalho voluntário na Pastoral da criança. De acordo com a Irmã sem esse trabalho voluntário a Pastoral não consegue desenvolver seus trabalhos com mais amplitude.