Notícias do Regional

Carta de Dom Valdemir Ferreira à Diocese de Amargosa (BA)

Nesta quarta-feira (4), o Papa Francisco nomeou o bispo diocesano de Floriano (PI), Dom Valdemir Ferreira para assumir a Diocese de Amargosa (BA). A posse acontecerá no dia 3 de julho, na Catedral de Amargosa.

Dom Valdemir Ferreira divulgou uma carta à Diocese de Amargosa. Confira, abaixo, a íntegra da carta.

MENSAGEM DE DOM VALDEMIR FERREIRA DOS SANTOS

PARA O “POVO DE DEUS” QUE ESTÁ NA DIOCESE DE AMARGOSA

 

 

Caríssimos irmãos e irmãs,

Neste Ano Santo da Misericórdia o Papa Francisco me nomeou, por Graça de Deus e pela sua missão Petrina de confirmar os irmãos na Fé (Lc 22,32), Bispo da Diocese de Amargosa.

Dirijo-me com alegria e esperança reavivadas ao meu estimado irmão no ministério episcopal Dom João Nilton dos Santos Souza, que zelosamente serviu e pastoreou esta Igreja por toda a sua vida como fiel Leigo, Sacerdote e Bispo, ao meu irmão no sacerdócio Padre Almiro Rezende Peixoto – Administrador Diocesano, aos demais Irmãos no Sacerdócio, Diáconos, Religiosos (as), Seminaristas, Consagrados (as), Catequistas, Ministros da Palavra nas Comunidades Eclesiais de Base, Coordenadores de Pastorais e Movimentos, Anciãos, Jovens, Crianças, Homens e Mulheres de boa vontade, enfim, a todo o “Povo de Deus” que está na Igreja Particular de Amargosa.

Dou graças a Deus, Senhor da vida, por todos vocês em minhas orações. A fé ativa, a firme esperança que vocês depositam no Ressuscitado e o amor capaz de sacrifícios (1Ts 1,3) ecoam também no templo do meu coração. Sempre soube que a Igreja Particular de Amargosa é viva, acolhedora e missionária. Como Igreja em “saída” e “cidadã do Reino” favoreceu e organizou a criação de outras duas Dioceses. Sou originário de uma delas, a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Quero também dizer-lhes que meus familiares maternos têm suas origens no “Vale do Jequiriçá”.

Apesar dos desafios da vida, somos sempre convidados a dar razão da nossa esperança em Jesus Cristo “como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa…”, portanto, enchemo-nos da alegria do Evangelho, como a experimentaram os discípulos de Jesus, o próprio Mestre (Lc 10,17.21) e os primeiros convertidos à pregação dos Apóstolos (At 2,12), para permanecermos firmes no propósito da cultura da vida e do encontro, com Jesus de Nazaré e com os irmãos e irmãs, especialmente os mais necessitados de misericórdia, pois, como sabemos, a intimidade da Igreja com o Senhor é itinerante e nos remete à comunhão missionária.

Impulsionados pelo Espírito Santo, vamos continuar a sonhar juntos e realizar nossos sonhos de fazer a Vontade do Pai Misericordioso (Mt 25,31-46; Lc 15,11-32), como discípulos missionários de Jesus Cristo que nos chama e nos envia, desde o nosso Batismo, a percorrer o seu caminho e, n’Ele, proclamar “a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação” (DAp 103), para que tudo o que fizermos seja para a “glória de Deus Pai, para o nosso bem e da Santa Igreja”.

Confio nossa missão de Pastor a Nossa Senhora do Bom Conselho, mãe da Misericórdia, para que a doçura do seu olhar nos acompanhe “para podermos todos nós redescobrir a alegria da ternura de Deus!” (MV n. 24).

A todos minha bênção e o meu afetuoso e paternal abraço.

Floriano, 04 de maio de 2016.

Dom Valdemir Ferreira dos Santos

Bispo eleito de Amargosa.

MENSAGEM DE DOM VALDEMIR FERREIRA DOS SANTOS

Instagram

Redes Sociais

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL

AGENCIA: 3285

CONTA: 89624-1

Newsletter

Parceiros