Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Chegou no Secretariado Executivo do Regional NE4, CNBB, as cartilhas do Natal em Família 2014, que tem como tema: Encontro, Comunidade e Liberdade. As cartilhas já estão disponíveis para entrega.

Faça já o seu pedido!

Queridos irmãos, Natal é tempo de abrir o coração; e com ele, nosso grupo de catequese, de pastoral, de trabalho, de amigos, de vizinhos e de quem mais quiser se achegar, para vivenciar a tradicional Novena de Natal que nos renova para a vinda do Senhor.

A novena deste ano indica o seguinte tema: “Encontro-Comunidade-Liberdade”. Tema este inspirado na proposta apresentada pela 52º. Assembleia dos Bispos da Brasil, reunida no ultima mês de maio, em Aparecida; A qual nos sugere reformular a Paroquia em que vivemos formando novas Comunidades, Comunidade de Comunidades.

Jesus quer nascer e ser acolhido em nosso tempo; acolhido no seio de nossa família e no irmão que caminha ao nosso lado. Ele, pela humildade de seu Natal, veio ao encontro do homem para liberta-lo do egoismo e livrá-lo dos caminhos da morte. Sem ele, o mundo se vê incapaz de abrir-se ao outro, de viver a verdadeira justiça e de alcançar a tão esperada paz.

Maria e José, atentos á vontade de Deus, mesmo vivendo em ambiente hostil a sua fé, abriram-se á ação do Espirito Santo e abraçaram a missão de acolher Jesus, o Salvador. Assistidos pelo mesmo Espirito, eles colaboram ativamente no plano da salvação e fizeram de seu lar um lugar acolhedor, um ambiente aconchegante, onde Jesus pode crescer, em estatura e graça, até o dia em que ele se manifestou ao mundo.

Com as reflexões oferecidas por nossa novena, vamos seguir os passos da Sagrada Família de Nazaré e, também, confiantes, mesmo diante dos muitos desafios, ser doceis ás inspirações do Espirito Santo e, assim, procurar descobrir a melhor forma de levar o amor de Deus a todos os homens.

A novena de Natal se propõe ser uma oportunidade bonita de se experienciar o que vem inscrito, nesses tempos, no coração de nosso querido Papa Francisco. Ele nos tem exortado a por em pratica a “teologia do encontro”, a alegria de acolher Cristo na partilha da vida.

Portanto, irmãos, que a novena de Natal se torne o esperado espaço sagrado de comunhão onde o cristo Jesus encontre abrigo; e de onde, através do nosso bom testemunho, se irradie a fé aos irmãos. Que a nossa novena se trone provocação, desejo de se encontrar, de reunir-se e de formar comunidade de irmãos.

Uma boa caminhada de oração e meditação! Um Santo e Feliz Natal

Dom Marcos Antonio Tavoni

Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia

DSC01457