DIOCESE DE PARNAÍBA

A Procissão de Corpus Christi, realizada no último dia 19 de junho, reuniu centenas de fieis, que junto aos padres da cidade de Parnaíba participaram de Adoração a Jesus na Hóstia Santa, procissão e missa de maneira bem fervorosa e com muita fé.

Durante a procissão foram refletidos, em duas paradas, dois temas: A Eucaristia e o Tráfico Humano, temas que levam a profunda forma de oração e reflexão, por meio da Eucaristia somos salvos e nos aproximamos de Deus e o tráfico humano contradiz a pertença humana a Deus, tratando as pessoas como objetos ou mercadorias, diante dessa realidade a Igreja combate os males do tráfico e alerta a sociedade para as suas ocorrências em nosso meio.

A solenidade encerrou com a Santa Missa presidida por Dom Alfredo, bispo diocesano, que em sua homilia refletiu sobre a Eucaristia que nos impulsiona para a vida e para a missão e sobre o sofrimento do povo, que padece diante do egoísmo e falta de desenvolvimento.

corpus christi parnaíba

DIOCESE DE PICOS

A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira, 19 de junho, a Festa de Corpus Christi. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Em Picos, os fieis participaram da Santa Missa às 16h na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, logo em seguida da procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Este ano a procissão com o Santíssimo Sacramento saiu da Catedral até a Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, com percurso pela Avenida Getúlio Vargas.

A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

PICOS

DIOCESE DE SÃO RAIMUNDO NONATO

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

srn

DIOCESE DE OEIRAS

Na tarde desta quinta-feira, 19/06, fieis lotaram a Catedral de Nossa Senhora da Vitória para solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. A Celebração Eucarística foi presidida por dom Juarez Sousa da Silva, bispo diocesano, e concelebrada pelos padres: Pe. Kleyton Vieira, José Francisco da Silva, João Francisco dos Santos, Ricardo Siuta e diácono Francisco das Chagas Martins.

A solenidade do Corpo de Cristo nos recorda o mistério de amor de Deus, que se fez alimento para nós. Deus não se conforma com a fome do povo e por isso o alimenta pelos caminhos da vida.

Após a Santa Missa centenas de fieis percorreram as ruas do centro histórico de Oeiras em procissão até a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, fazendo memoria a caminhada do povo de Deus, em busca da Terra Prometida. Outrora, Deus alimentou o povo peregrino com o maná, no deserto. Hoje os alimenta com o pão vivo descido do céu, seu próprio filho Jesus Cristo.

OEIRAS