As oito Dioceses do Estado estão enviando peregrinos para a JMJ

Cerca de 900 jovens do Piauí participarão da Jornada Mundial da Juventude, que ocorre de 22 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco. Maior encontro católico do mundo, a JMJ será o primeiro evento internacional com participação do novo Papa.

As oito Dioceses do Estado estão enviando peregrinos para a JMJ – a mais numerosa é de Teresina – totalizando 20 ônibus, além de caravanas em aviões e peregrinos que seguem para a Jornada individualmente.

“De 16 a 20 de julho nós teremos a Semana Missionária, que acontece em três pólos: nas paróquias da Vermelha, do bairro de Fátima e do Renascença III. No último dia, às 14h, a caravana organizada pela Pastoral da Juventude segue para o Rio de Janeiro”, relata Gil Kairós Neto, coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude.

Na última edição da Jornada Mundial da Juventude, realizada em Madri (ESP) no ano de 2011, mais de 100 jovens piauienses participaram do encontro com o então Papa Bento XVI.

“Há uma grande motivação dentro os peregrinos que participarão da Jornada. Dentre os eventos preparatórios, o mais expressivo foi a passagem da Cruz Peregrina pelo Piauí, de 16 a 19 de março de 2012”, afirma Gil Kairós.

Segundo o coordenador, os momentos mais aguardados pelo jovens serão realmente os que contarão com a participação do Papa Francisco. “A vigília e a missa de encerramento tem uma grande expectativa. Há uma ansiedade dos jovens para conhecer o novo Papa e ver de perto aquele que expressa para nós o próprio Cristo”, ressalta.