As cerimônias em honra ao Bom Jesus dos Passos tiveram início nesta quinta feira, 26 de março, na cidade de Oeiras, primeira capital do Piauí, a 313 km da capital Teresina. Centenas de romeiros do Bom Jesus participaram da missa e procissão da Fugida, que saiu da Igreja catedral em direção à Igreja do Rosário. A Semana Santa de Oeiras deste ano reflete o seguinte tema: ‘Diocese de Oeiras: 70 anos de fé e missão’, momento propício e de grande espiritualidade, onde os fieis terão essa forte motivação durante esses dias santos.

A Santa Missa na Igreja catedral aconteceu às 19h, presidida por dom Juarez Sousa bispo diocesano, e concelebrada por representações do clero das Paróquias Nossa Senhora da Vitória, Nossa Senhora do Rosário, Sagrada Família e Santo Antônio.  No final da missa, o bispo fez a bênção da imagem, na cerimônia do Miserere, salmo 50, melodiado por vozes cheias de piedade e logo após, a imagem coberta por um dossel roxo seguiu para a colina do Rosário, acompanhada por uma multidão de fieis.

A homilia da missa foi proferida por dom Juarez Sousa, que exortou os fieis para que confiem nas promessas de Deus e que olhem para Jesus, afim de que não desanimem na fé. “Façam como Abraão, nosso pai na fé, que confiou em Deus, pois Deus tem um projeto de vida e ressurreição para cada um de seus filhos e filhas”, disse dom Juarez.

A procissão da Fugida representa dentro da simbologia quaresmal, o recolhimento de Jesus para o Monte das Oliveiras para rezar, preparando-se para a via dolorosa.Os devotos do Bom Jesus dos Passos seguiram em procissão pelas ruas de Oeiras até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário onde foi mais uma vez entoado o Miserere. A imagem permaneceu em vigília durante toda a noite.

fugida 2

Fugida