Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A CNBB NE4 (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 4) encerrou neste sábado, 02, a 26ª Assembleia Regional de Pastoral, realizada em Teresina (PI), no Centro de Treinamento Padre Tony Batista, desde o dia 30 de junho.

O 3º dia de Assembleia começou as 7hs com a Missa Eucarística, presidida por Dom Marcos Tavoni, bispo diocesano de Bom Jesus do Gurgueia, concelebrada pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito e bispo de São Raimundo Nonato, Dom Eduardo Zielski. Na reflexão litúrgica, Dom Marcos falou sobre a assembleia, “Nós precisamos sempre nos abastecer. Nós precisamos nós renovar” afirmou. Abordou em sua reflexão o tema prioritário sobre “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz do Mundo”, disse “Não podemos perder o sabor, o gosto” completou “Jesus pensou em não ser grande na sua Igreja. Penso em ser Sal e Luz do mundo”.

Após a Santa Missa, o Assessor Diocesano de Pastoral da Diocese de Mariana (MG), Padre Geraldo Martins, fez uma resumo dos estudos apresentados pelos grupos, reunidos no dia 01 de julho, que resultou numa proposta pastoral que foi deliberada para revisão e aprovação. Os estudos e debate foram sobre o tema “Misericórdia, Justiça e Paz”, inspirado no lema “Quem tiver duas túnicas, reparta-as com quem não tem, quem tiver o que comer faça o mesmo”. O resumo foi divido em dois tópicos: pessoas e comunidades. Nas considerações finais, Padre Geraldo Martins falou sobre os quatros passos de Maria, mãe da misericórdia, “A nossa misericórdia é não deixar acabar a alegria da festa”, agradeceu pela hospitalidade e satisfação de estar nesta assembleia e completou “Como Maria nós também experimentamos a misericórdia encarnada de Deus em nossa vida”.

Em seguida, Adonias Moura, coordenador das Caritas regional Nordeste 4, explanou sobre os atuais conjuntos de ações deste organismo no Piauí e apresentou o planejamento das Caritas através do Fórum de Pastorais Sociais. Destaque a 13ª Romaria da Terra e da Água do Piauí, que aconteceu no período de 17 e 18 de outubro de 2015, em Oeiras (PI) como tema “Direitos do povo, garantia de vida e paz”, o coordenador das Caritas regional, apresentou as prestações de contas.

O presidente do Regional Nordeste 4, Dom Jacinto, apresentou a proposta para a próxima Assembleia Regional de Pastoral. Em votação, foram escolhidos os dias 6 a 8 de julho de 2017. Dom Marcos Tavoni apresentou as propostas temática: Ano Mariano, questionamentos sobre a família. E lembrou que em 2017 o olhares estarão voltados para Aparecida (SP) pela vinda do Papa Francisco.

A oração de envio e despedida, foi presidida pela Equipe Arquidiocesana de Teresina e Dom Jacinto Brito.

Dom Jacinto, agradeceu a participação e colaboração das dioceses piauienses e lembrou que foram dias de intensos trabalhos, mas que deram muitos frutos. Agradeceu a assessoria do Pe. Geraldo Martins.

O Secretário Executivo do Regional Nordeste 4, Padre Ataan Nerson, agradeceu ao trabalho de todos os que contribuíram para a realização da Assembleia, desde os funcionários da CNBB NE4 e do Centro de Treinamento Pe. Tony Batista até os assessores de comunicação.

Confira as fotos do encerramento da 26ª Assembleia Regional de Pastoral