Pela segunda vez o Nordestão de CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) foi sediado no Piauí, realizado pela CNBB – Regional Nordeste 4. Sendo que o primeiro encontro acontecido em 1996, na Diocese de Picos (PI).
Nos dias 7 a 10 de julho, na Arquidiocese de Teresina (PI), Centro de Pastoral São José, Bairro São José Operário, aconteceu o 7º Nordestão de CEBs. Este ano o tema central foi “CEBs no Nordeste e os desafios do mundo urbano” e lema “Eu vi e ouvi os clamores do meu povo nordestino e desci para libertá-lo” extraído do livro do Êxodo 3,37 numa versão livre.
O encontro visa fortalecer a relação das CEBs na grande região Nordeste do Brasil, assegurando uma melhor articulação e nesse tempo atual ajudará a aprofundar o tema e o lema do 14ª Intereclesial que acontecerá em janeiro de 2018, na cidade de Londrina (PR).
Participaram desse encontro os noves estados do nordeste. Estimou-se a participação de 400 delegados.
O primeiro dia, foi marcado pela emoção, apelo das pastorais, organismos e grupos. O presidente do Regional Nordeste 4 e Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito juntamente com a coordenadora da CEB NE4, Graça Ferreira, deram as boas vindas. No último dia, foi apresentado a nota de repúdio aprovada durante o evento.
A coordenadora da CEBs Regional do Nordeste IV, Graça Ferreira, falou da grandiosidade e da importância desse encontro que foi sediado pela CNBB NE4 “Para nós foi um momento alto, porque foi um momento de reflexão, espiritualidade, animação. A Igreja do Piauí ficou renovada com esse encontro” concluiu.
O Nordestão são encontros por grande região, desde a década de 1990, tornando-se momentos de articulação e preparação em anos que antecederam os encontros Intereclesiais. As temáticas são debatidas a partir das realidades concretas de cada grande região.