
“Desejo, com esta Carta Apostólica, continuar ainda mais na busca constante da comunhão eclesial”, afirmou o Papa Francisco na carta apostólica
em forma de Motu Proprio Traditionis Custodes – sobre o uso da liturgia romana antes da reforma de 1970. Para refletir sobre o tema, o Instituto de Filosofia e Teologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IFTDJ PUC Minas) e a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) organizam o primeiro colóquio de liturgia “Traditionis Custodes: implicações eclesiológicas e pastorais“. O evento será realizado virtualmente na próxima quinta-feira, 19 de agosto, com transmissão pelo canal do IFTDJ da PUC-Minas no Youtube.
“Nosso evento quer ressoar o importante significado desse documento e a salutar retomada de direção do último Concílio, como humilde colaboração ao esforço do Papa e como serviço à formação do Povo de Deus, em vista da unidade da Igreja”, afirmam os professores Danilo César dos Santos Lima e Jean Richard Lopes.
Participarão da mesa sobre o documento do Papa Francisco o moderador Danilo César, da PUC Minas; Antonio Manzatto, da PUC SP; Francisco Taborda, da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE); e Antonio Lisboa Lustosa, da PUC SP.
A recente publicação do Motu Proprio do Papa Francisco Traditionis Custodes (16/07/2021) restringiu o uso do rito de Pio V, reconduzindo a Igreja ao cerne da reforma da Igreja e da Liturgia promovida pelo Concílio Vaticano II. O evento abriu novo capítulo em torno da liturgia e da Igreja, após a inflexão causada pelos documentos Liturgiam Authenticam (28/03/2001), Redemptionis Sacramentum (25/03/2004) e a tentativa de Bento XVI de reconduzir os cismáticos tradicionalistas ao seio da Igreja, por meio da Summorum Pontificum (7/07/2007).
O significado histórico deste percurso, as implicações eclesiológico-pastorais e o recuo na recepção da reforma litúrgica requerem atenta e responsiva reflexão da teologia, a fim de colaborar com o esforço do Papa na retomada da recepção do Concílio Vaticano II, da qual a Liturgia se tornou eixo.
Cronograma e divisão dos aspectos a serem apresentados
Abertura
Saudações iniciais – representante PUC Minas e PUC SP
Moderador: Prof. Ms. Danilo César (PUC Minas)
Irá situar o Motu Proprio Traditionis Custodes no horizonte dos últimos documentos sobre a liturgia (Liturgiam Authenticam , Redemptionis Sacramentum , Summorum Pontificum).
Primeiro Relator: Prof. Dr. Antonio Manzatto (PUC SP) – 20 min.
Irá refletir sobre a retomada do Concílio Vaticano II, com o Papa Francisco, e situar a importância da liturgia nessa retomada.
Segundo Relator: Prof. Dr. Francisco Taborda (FAJE) – 20 min.
Falará sobre o rito de Paulo VI como única expressão da lex orandi da Igreja.
Terceiro Relator: Prof. Dr. Antonio Lisboa Lustosa (PUC SP) – 20 min.
Abordará o efeito da coexistência de duas formas rituais na vida pastoral das Igrejas locais e do recente Motu Proprio Traditionis Custodes.
Debate:
O moderador promoverá uma interlocução entre os relatores.
Perguntas dos participantes/internautas.
Selecionadas pelos membros do NDE e pelo Colegiado do IFT (PUC Minas)
Saudação final.