Notícias do Regional

Começa a 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil

Teve início hoje, 30, e prosseguirá até o dia 9 de maio, no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, em Aparecida (SP) a 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. O tema central que será debatido pelos bispos será a renovação paroquial, que deu origem ao estudo 104 da CNBB: “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”.

Além do tema central, serão debatidos temas como o papel do cristão leigo, a questão agrária, entre outros.  A pauta conta também com retiro, reuniões e celebrações especiais.

Dentro dos temas diversos, haverá análises de conjuntura político-social e eclesial; a preparação para a 3ª Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que debaterá os novos desafios da família para a nova evangelização; a exortação sobre a nova evangelização, do papa Francisco; a avaliação e encaminhamento das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) de 2015 a 2018; as consequências e desafios pastorais da Jornada Mundial da Juventude. Os Regionais da CNBB e a Amazônia também estão na pauta da AG.

Nos dias da Assembleia haverá reuniões dos Conselhos Episcopais dos Regionais e dos bispos referenciais. Outros momentos estão reservados para comunicações das Comissões Episcopais, dos organismos do povo de Deus, do grupo de trabalho sobre o Concílio Vaticano II e das dioceses. Os desdobramentos e aplicações do acordo do Brasil com a Santa Sé, a administração do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, a fala do presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) sobre a situação dos indígenas no Brasil, a Pastoral do Dízimo e os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida fazem parte das comunicações. Nos dias 3 e 4 de maio, os bispos realizarão retiro com o tema “Caminhando na fé”.

No dia 1º de maio, às 20h30, haverá a entrega dos Prêmios de Comunicação, no Auditório da TV Aparecida. No dia 4 de maio, às 8 horas, os bispos celebrarão missa solene, no Santuário de Aparecida, em honra a São José de Anchieta, o “Apóstolo do Brasil”, canonizado no último dia 3 pelo papa Francisco. No dia 6, os bispos participarão de uma celebração ecumênica, no Centro de Eventos.

Serão divulgadas, ainda, mensagens pelo Dia dos Trabalhadores e sobre as eleições.

Durante a semana, haverá entrevistas coletivas diárias, às 15 horas, a respeito dos temas tratados pelo episcopado.

52º assembleia dos bispos do brasil

52º assembleia dos bispos do brasil1

52º assembleia dos bispos do brasil2

52º assembleia dos bispos do brasil4

Participe de nossas redes sociais: curta, comente e compartilhe com todos!

Doação

BANCO DO BRASIL