Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Neste sábado, dia 16 de maio de 2015, no Centro de Treinamento Pastoral Sagrada Família, aconteceu um encontro para comemorar o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Na ocasião foi comentado, pelo Padre João Maria, o texto base da Carta do Papa Francisco, onde se destaca o tema: Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor. No início do encontro o sr. Bispo Diocesano, Dom Alfredo, também fez uma reflexão sobre o tema, e deu as boas-vindas a todos.

Em seu texto, o papa reconhece a importância da família como lugar privilegiado para o aprendizado da comunicação, trazendo como exemplo a passagem bíblica do encontro de Maria com sua prima Isabel. O Papa Francisco faz a leitura orante desta passagem bíblica, sob a ótica da comunicação que se estabelece entre Maria, Isabel e o menino que estava sendo gestado em seu ventre.
Na Mensagem, ele nos conduz a refletir que

 

o ventre que nos abriga é a primeira ”escola” de comunicação, feita de escuta e contato corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e ao som tranquilizador do pulsar do coração da mãe. Este encontro entre dois seres simultaneamente tão íntimos e ainda tão alheios um ao outro, um encontro cheio de promessas, é a nossa primeira experiência de comunicação. E é uma experiência que nos irmana a todos, pois cada um de nós nasceu de uma mãe.

A comemoração desse dia foi instituída pelo Concílio Vaticano II, com o decreto Inter Mirifica, em 1963. E como ocorre todos os anos, por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas, o Santo Padre divulga uma mensagem ao mundo para ajudar na reflexão e na celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais, na Festa da Ascensão do Senhor.

 

Contou-se com a presença de profissionais dos mais variados meios de comunicação de nossa cidade e região, como: jornalistas, blogueiros, repórteres e fotógrafos; também se fizeram presentes e acompanharam: leigos, coordenadores de pastoral e representantes de paróquias. O grupo de dança Shekinah fez uma bela apresentação, com música e dança fazendo referência à Maria na Família. A equipe da TV Delta fez a cobertura do evento.