Com a presença do Bispo Referencial da Pastoral da Comunicação no Piauí, Dom Edilson Nobre, do Bispo de Campo Maior, Dom Francisco de Assis e do Bispo de Picos, Dom Plínio José, a Pascom do Regional Nordeste IV se reuniu no sábado, 10 de março, em Campo Maior, na Residência Episcopal. O encontro contou ainda com a participação de representantes da Pascom das Dioceses de Picos, Oeiras, Floriano, Campo Maior, Parnaíba e da Arquidiocese de Teresina.

A programação iniciou com um momento de oração conduzido pelo Assessor de Comunicação da Diocese de Campo Maior, Helder Felipe. Seguindo a pauta, o Coordenador Regional, Pe. Raimundo Duarte, em nome do regional, fez um agradecimento a Dom Plínio pelo seu serviço prestado a Pastoral da Comunicação no Piauí por um período de 13 anos. Em sua fala disse: “A comunicação é uma paixão na vida de Dom Plínio. Tenho certeza que Ele deixa de ser o bispo referencial da comunicação no regional, mas não vai nos abandonar. Ele é um entusiasta da comunicação no Piauí”. Ao referi-lo ao texto, Somos Violinos nas mãos de Deus, Pe. Duarte acrescentou: “Na comunicação no Piauí, Dom Plínio tem contribuído muito. Foi um Violino”.

De forma humilde, Dom Plínio agradeceu o reconhecimento do regional e disse estar contente com a manifestação de carinho. “Foi um tempo que marcou minha vida, foram 13 anos de uma boa experiência. Aprendi muito e irei continuar somando com Dom Edilson e toda sua equipe. Faço votos de que a Pascom regional se mantenha firma daqui para frente, progredindo cada vez mais”, disse. Em gesto de carinho, Dom Plínio recebeu das mãos do Pe. Duarte e dos bispos, Dom Edilson e Dom Francisco uma singela lembrança.

A seguir, houve um estudo acerca da mensagem do Papa Francisco para o 52º Dia Mundial das Comunicações Sociais que este ano traz o tema «”A verdade vos tornará livres” (Jo 8, 32). Fake news e jornalismo de paz». Oportunidade em que se refletiu sobre o desafio de comunicar no ambiente digital nos dias de hoje, marcado pelo ódio e pela intolerância. Ficou claro entre todos a importância da Igreja se posicionar diante da realidade, estar em sintonia com o mundo, a exemplo do Papa Francisco, retomando a essência do cristão, o amor, a misericórdia e a alegria de seguir Jesus Cristo.

Um dos últimos pontos debatidos foi a participação do Regional Nordeste IV nos próximos eventos nacional, sendo eles: Encontro Nacional da Pascom, de 19 a 22 de julho de 2018, em Aparecida e o Muticom de 2019, em Goiânia.

A próxima reunião da Pascom Regional ficou marcada para o dia 30 de junho na Diocese de Parnaíba.

Cleuna – Diocese de Picos