Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

“Aqui é Nosso Chão!” este é o tema da Semana do Meio Ambiente, que acontecerá de 01 a 05 de Junho, em Curral Novo-PI.

A Comissão Pastoral da Terra -PI acompanha doze comunidades e suas famílias  na região de Curral Novo, Simões e Paulistana que sofrem com os impactos da ferrovia  Transnordestina e as ameaças da presença de uma mineradora de ferro na região.

 O evento será realizado pela Comissão Pastoral da Terra-PI em parceria com a Área Pastoral de Curral Novo, STTR (Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Curral Novo-PI) e Comunidades Impactadas. Durante toda a semana as escolas municipais estarão desenvolvendo atividades e projetos com os alunos sobre a questão ambiental e a mineração para serem apresentados no dia 0,” na praça da cidade onde será feito o encerramento das atividades em forma de celebração realizada pelos próprios moradores apresentando os impactos negativos causados pela mineração e a reação positiva dessas comunidades frentes a essa realidade através de falas e apresentações artísticas culturais na Praça da Igreja Matriz.

 Impactos da Mineração __ A atividade mineradora consiste na extração de minerais dos solos e das formações rochosas que compõem a estrutura terrestre.  No entanto, é preciso ressaltar que essa prática costuma gerar sérios danos ao meio ambiente. Os impactos ambientais da mineração afetam os ambientes hidrológicos, atmosféricos, além da biosfera, dos solos e das formas de relevo sem falar nos abalos psicológicos às famílias que vivem em áreas de minério, ocasionados pelas ameaças e imposições feitas pelas mineradoras.

 Reação das Comunidades __ Em 2014 foi realizada uma Romaria das Comunidades reanimando e valorizando as famílias e o chão onde vivem e produzem. Permanecendo nessa união e mais organizadas as famílias realizaram em 2015 a “Missão das Comunidades Impactadas pela Mineração” onde tiveram um maior envolvimento das pessoas e de outras instituições além da CPT-PI como a Diocese de Picos, Pastorais, Congregações e Sindicatos. A partir daí foi criada uma Comissão Intercomunitária Permanente que visa discutir sobre os impactos da mineração nas comunidades e buscar soluções conjuntas de enfrentamento a estes problemas como por exemplo o curso de Juristas Populares realizado pela CPT-PI e o Coletivo Antônia Flor nesse ano de 2016.

 Objetivo __ Denunciar os impactos da mineração sofridos pelas comunidades envolvidas e alertar toda a população sobre os perigos da mineração aos homens, mulheres e crianças do campo além de fortalecer o laços entre as comunidades e valorizar a vida acima do lucro.

Serviço __ Semana do Meio Ambiente “Aqui é Nosso Chão!!! Xô Mineração!!!”.

Onde? __ Município de Curral Novo-PI.

Mais Informações __ Teresinha Menezes – 86 98838 3902

                                           Gregório Borges – 86 98838 3897